5 Tendências da comunicação corporativa para 2023

Assim como no mundo da moda, também no meio empresarial existem tendências que são ditadas pelo contexto histórico e sociocultural, pelas necessidades corporativas e pelas experiências de sucesso das grandes corporações, que são replicadas por outras empresas.

As tendências da comunicação interna para o ano de 2023 apontam para uma comunicação cada vez mais colaborativa, com maior envolvimento e participação dos colaboradores. Inclusive, em algumas iniciativas, você verá que eles são os protagonistas.

Trago aqui uma lista de 5 tendências para você avaliar qual a pertinência no caso da sua empresa. Confira:

1 Narrativa oficial com storytelling

As narrativas oficiais das empresas geralmente têm um caráter sisudo e pouco atraente aos colaboradores. Por isso, a nova tendência é adotar como estratégia uma comunicação mais friendly (amigável) visando aproximar-se da realidade do colaborador. Portanto, as empresas estão inclinadas a fazer uso da técnica de storytelling nas suas narrativas, que consiste em abordar os assuntos oficiais da empresa por meio da contação de histórias. Na prática significa apresentar decisões, normas e dados internos de forma lúdica, usar analogias, gamificação (atividades interativas inspirada em jogos) e até mesmo acionar a emoção para envolver a equipe.

2 Rede social corporativa

Grandes empresas como a Vivo e a Votorantim já implementaram e validaram o uso das redes sociais corporativas (workplaces), por meio de uma plataforma na intranet.

Esses ambientes virtuais permitem que a comunicação deixe de ser unilateral e se torne mais interativa, digital e veloz, reduz custos com deslocamentos, aproxima setores e cria uma comunidade.

Segundo a gerente de Comunicação Interna, Bruna Lima, na Votorantim Cimentos, atualmente, 100% da comunicação corporativa remota é feita via workplace, inclusive em substituição aos e-mails.

3 Influenciadores internos

Trazer o sucesso das redes sociais para o mundo corporativo foi uma alternativa já implementada pela empresa de telefonia Vivo: ela criou o programa Vivo Creators, em que escolhe colaboradores “influenciadores”, que recebem missões de criar conteúdos sobre os assuntos internos da empresa, visando engajar os demais colegas: podem ser textos, artes, mas principalmente vídeos. O resultado é uma comunicação com linguagem informal e mais próxima do público-alvo, o que a torna mais humanizada, simpática, criativa e interessante para quem recebe. 

Alguns dos Vivo Creators foram para o festival Lollapallooza cobrir o evento para divulgar internamente que a empresa foi uma das patrocinadoras oficiais.

4 Liderança Comunicadora

Apesar se tornar mais digital, a comunicação precisa ser inclusiva, pois nem todos os setores da empresa têm condições de acesso às ferramentas digitais. Por isso, uma das tendências é intensificar o papel comunicador das lideranças da empresa. Os líderes são responsáveis por fazer as mensagens chegarem a todos os colaboradores a quem devem chegar, tanto on-line, como off-line. 

Nesse contexto, destaco o viés humanizado da comunicação das lideranças empresariais com a seguinte citação de Thierry Pignataro (Ação Integrada): “Quanto mais tech são as ferramentas, mais touch têm que ser as relações e a comunicação: mais próxima, mais humanizada”.

5 Evitar a infotoxicação

A pauta de assuntos a serem comunicados nas empresas é extensa: vai desde o planejamento, metas, avisos, normas, relatórios, reuniões, 5S, Sipat, campanhas de vendas, beneficentes e tantos outros.

Por conta disso, uma das tendências da comunicação em 2023 é cuidar com o excesso de informações disparadas para os colaboradores, o que gera a “infotoxicação” (uma suposta “intoxicação” gerada pelo excesso de informações recebidas, que reduz a atenção de quem recebe e, consequentemente, também a absorção das mensagens). Esse cuidado visa evitar sobrecarga e estresse. 

Como fazer isso na prática? Priorizando a qualidade das mensagens em detrimento da quantidade, tornando-as mais claras, objetivas e atraentes, além de melhorar o direcionamento na hora da distribuição: fazer uma entrega mais pontual.

Como você pode ver, permanece o caráter híbrido das relações de comunicação, com destaque para o forte apelo à humanização. 

Se não for possível colocar todas essas iniciativas em prática, você pode adaptar as ideias para a realidade da sua empresa. Um novo ano vem aí.

Sucesso a todos!

Carina Walker

 

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