Empresas de transporte questionam licitação de Cascavel por inconsistências no edital

Apesar do interesse em participar, as empresas revelaram que suas equipes técnicas identificaram várias inconsistências no edital

As empresas Viação Capital do Oeste Ltda e Pioneira Transporte S.A., responsáveis pelo transporte público em Cascavel, expressaram através de uma nota oficial, preocupações com o processo licitatório para o serviço na cidade, gerido pela TRANSITAR. O processo de licitação do novo contrato do transporte coletivo deveria acontecer na manhã desta quarta-feira (06), porém o processo foi deserto, pois nenhuma empresa se interessou.

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Segundo a nota, apesar do interesse em participar, as empresas revelaram que suas equipes técnicas identificaram várias inconsistências no edital, as quais, segundo elas, comprometem a transparência e o equilíbrio econômico-financeiro da licitação. Entre as irregularidades apontadas, estão a adoção de um modelo de veículo inexistente no mercado e a desatualização dos dados de demanda de passageiros, que ainda refletem o cenário pré-pandemia de 2019.

Com isso, apelam para que a TRANSITAR reavalie e republique o edital, estabelecendo exigências claras, objetivas, exequíveis e alinhadas às práticas de mercado, permitindo a participação de empresas sérias e experientes, capazes de fornecer um serviço de qualidade e segurança à população de Cascavel.

Veja a nota na íntegra

As empresas Viação Capital do Oeste Ltda e Pioneira Transporte S.A., atuais operadoras do transporte público do Município de Cascavel, esclarecem que, embora tenham interesse em participar do processo licitatório lançado pela TRANSITAR, submeteram o Edital à análise de suas equipes técnicas, as quais identificaram inconsistências que comprometem princípios básicos das contratações públicas, como transparência e equilíbrio econômico financeiro.

As empresas apresentaram pedidos de esclarecimentos e impugnação à Comissão de Licitação, mas suas considerações não foram analisadas de forma pormenorizada.

Dentre as inconsistências, as empresas destacam: (1) adoção de modelo de veículo inexistente no mercado, não utilizado em outras cidades; (2) a desatualização dos dados de demanda de passageiros, que no Edital reflete dados de 2019, anteriores à pandemia COVID/19, que atingiu drasticamente o serviço de transporte público, como é de conhecimento geral; (3) omissão de dados financeiros que constavam nas publicações anteriores, informações necessárias para análise da viabilidade econômico-financeira da concessão; (4) previsão de linhas distritais, sem apresentar plano de expansão ou estudo de planejamento urbano e financeiro; (5) prazos excessivos para reajuste tarifário e reequilíbrio econômico-financeiro; (6) omissão sobre dados vitais da frota pública, como custos, manutenções, seguros e encargos e tantos outros pontos que foram objetos de impugnação.

Entretanto, a TRANSITAR mostrou-se inflexível, indeferindo os diversos pontos impugnados, prosseguindo, assim, com a realização de sessão de recebimento de propostas no dia 06.12.2023 às 09:00horas, que resultou em licitação deserta.

Considerando as utópicas exigências editalícias, a participação de empresas íntegras como a Viação Capital do Oeste e Pioneira Transportes S.A., mostra-se inviável, eis que somente empresas aventureiras e inexperientes, aceitariam participar do referido certame.

Diante destas considerações, esperamos que a TRANSITAR reavalie seu edital e o republique, com exigências claras, objetivas, exequíveis e dentro dos parâmetros praticados no mercado, com o objetivo de possibilitar a participação de empresas sérias e experientes, que possam fornecer serviços de qualidade e segurança para a população cascavelense.

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