Vídeo mostra tornado que atingiu cidade no interior de Santa Catarina

Um morador da cidade de Sombrio, interior de Santa Catarina, registrou o momento em que a cidade é atingida por um tornado durante uma tempestade na noite da última sexta-feira (17).William Monteiro, autor do vídeo, diz que o temporal foi muito feio. “Foram muitos raios. Muito feio mesmo”.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS 

 Ele conta que estava filmando da janela da casa dele por conta da quantidade de raios. “Quando terminei o vídeo e fui ver, percebi a formação do tornado”.William Monteiro, autor do vídeo, diz que o temporal foi muito feio. “Foram muitos raios. Muito feio mesmo”. 

Fenômeno Climático

Supercélulas são fortes tempestades que apresentam rotação, ingrediente essencial para a formação de um tornado. Elas possuem alto potencial para provocar danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.

Através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota.

Os principais danos se referem ao destelhamento parcial e total de residências e galpões, assim como a quebra de árvores.

Chuvas causaram mortes e destruição

De acordo com o relatório emitido pela Defesa Civil, desde o dia 14 de novembro, 67 municípios registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Três pessoas morreram em consequência dos temporais.

Ainda de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 71 municípios estão em situação de emergência, sendo 11 em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina (SAS), quase 6 mil pessoas estão desabrigadas e o número de desalojados está sendo contabilizado.

Fonte: CNN Brasil

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *