Nesta sexta-feira (27), o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) celebra dez anos de criação e em grande estilo.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
Referência nacional da representatividade, do desenvolvimento e da organização da sociedade civil, pensado, articulado e gerido pela iniciativa privada, ele servirá de exemplo para o Paraná na implantação de outros grupos similares pelo estado, numa iniciativa do Governo do Estado na promoção do desenvolvimento regional e consolidação econômica.
O presidente do programa, o industrial Rainer Zielasko, reforça que o movimento está consolidado e representa um avanço em conquistas e notoriedade e que se mantém uma referência justamente pelas características de comando e liderança.
“Hoje muitas pessoas têm orgulho em dizer que são do oeste do Paraná e não de uma cidade específica. Têm orgulho em dizer que são de uma região que se desenvolve, que é rica, próspera, de oportunidades, tem um PIB que cresce proporcionalmente a países considerados os mais ricos do mundo, com indústrias dos mais diversos segmentos e um dinamismo sólido”, destacou.
As festividades ocorrem numa solenidade agendada para a tarde desta sexta-feira na sede do Paço Municipal em Medianeira com a realização do Fórum Comemorativo onde autoridades e líderes de outras entidades e instituições marcarão presença.
Formado por mais de 60 entidades, instituições, segmentos industriais e câmaras de comércio, o programa representa o PIB (Produto Interno Bruto) bilionário do oeste do Paraná calculado em mais de R$ 100 bilhões. “Não por acaso o governo do estado quer replicar a nossa iniciativa para todo o Paraná, serviremos como um modelo de organização”, completa o industrial.
Mas como nasceu isso tudo?
O POD nasceu de uma mobilização de líderes do setor público e privado na região oeste do Paraná com foco na promoção do desenvolvimento econômico sustentável. “O oeste é tradicionalmente conhecido pelo cooperativismo e associativismo empresarial e esses conceitos foram a base da sua formação”, reconhece.
Sempre com foco em pautas prioritárias e eixos estruturantes para o desenvolvimento regional, iniciou então no ano de 2013 uma mobilização com grande capilaridade para a construção de um propósito coletivo, consensuado e com visão de futuro para o oeste do Paraná.
A formalização foi em junho de 2013 em uma reunião conjunta entre líderes e, segundo o POD, representantes da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Br (FPTI-BR), Itaipu, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais Do Oeste Do Paraná (Caciopar). “No mesmo ano, o Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento e Execução Conjunta de Ações, Programas e Projetos de Interesse e Objetivo Comuns entre as instituições partícipes oportunizou o início das ações e a organização metodológica do Programa, a partir do diagnóstico sócio econômico e o planejamento do território”, esclarece o programa.
O lançamento à sociedade regional foi em agosto de 2014, na cidade de Foz do Iguaçu e tinha na época a proposta de acelerar a economia e tornar a região ainda mais competitiva e com o diferencial da governança participativa para a implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada. Deu certo.
De imediato, foram firmadas parcerias como com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), envolvendo as Cooperativas do Oeste. Vale destacar que na região estão cinco das dez maiores cooperativas do agro brasileiro.
Reestruturação para a transformação
Em 2018 o POD foi reestruturado administrativo e financeiramente se transformando em uma associação civil sem fins lucrativos. “Conforme previsão estatutária o Programa Oeste em Desenvolvimento atua, prioritariamente, em prol das pessoas, empresas e instituições do oeste do Paraná, podendo, no entanto, replicar suas ações e conhecimento em outras regiões de interesse do Programa”, elenca em suas funções.
Entre as ações históricas que esteve envolvido, destacam-se a luta pela construção de um novo modelo de pedágio no Paraná, a conclusão de obras estratégicas no estado, como a duplicação da BR-163 em trechos entre Toledo e Marechal Cândido Rondon e de Cascavel e Realeza, a participação ativa nos debates para aprimoramento da infraestrutura e logística e ações para o desenvolvimento regional consolidado.
O POD é de utilidade pública
Uma das conquistas mais recentes foi o reconhecimento concedido pela Câmara de Vereadores de Cascavel, município onde está a sede administrativa do Programa, o título de Utilidade Pública, concessão registrada neste mês de outubro. “O POD é um dos programas de governança territorial mais bem sucedidos do país e serve de inspiração para muitas outras regiões. O POD é uma ação de Governança Territorial Regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do oeste do Paraná, por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações e que será replicado ao estado. Desde sua criação, o Programa demonstra seu protagonismo estratégico e de ação que estruturam o crescimento da Região Oeste”, reforçou o presidente.
Segundo Zielasko, o próximo passo será o reconhecimento de utilidade pública estadual, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, e assim pleitear recursos para capacitações e ações mais amplas de desenvolvimento regional. “Aqui somos todos voluntários e o POD não tem recursos próprios, vamos buscar esses recursos que possam auxiliar e fomentar ainda mais o desenvolvimento”, completou.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário