Um eclipse solar anular está previsto para acontecer neste sábado, 14 de outubro. Apenas algumas regiões do planeta vão conseguir acompanhar o fenômeno em sua plenitude. No entanto, a maioria dos brasileiros pode conseguir ver o evento, mesmo que parcialmente.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
No Brasil, o eclipse deve começar por volta das 15h (horário de Brasília), mas a hora em que o fenômeno atinge o seu pico varia de acordo com a localização do observador. Em Manaus, no Amazonas, por exemplo, a expectativa é de que o eclipse chegue ao seu ponto máximo entre 15h e 15h30. Já em João Pessoa, na Paraíba, o pico deve acontecer por volta das 16h40.
De acordo com o Observatório Nacional brasileiro, o fenômeno de 2023 chegará ao seu fim na costa leste do Brasil pelas 17h30 (horário de Brasília).
Quando um eclipse solar anular ocorre, algo semelhante a um anel de fogo surge no céu. Por isso, é tão aguardado. No entanto, quem quiser observar o eclipse não deve olhar diretamente para o sol sem uso de filtros adequados.
O que é o ‘eclipse solar anular’?
Um eclipse anular do sol acontece quando o sol, a lua e a Terra estão em alinhamento. Assim, a maior parte do disco solar fica coberta, e apenas uma borda com aspecto ígneo aparece. Segundo o site Climatempo, apenas algumas regiões do Norte e Nordeste do Brasil poderão enxergar o fenômeno.
Fonte: O Gloo
Deixe um comentário