Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (30), o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos anunciou o cancelamento do desfile de 7 de Setembro na cidade. O cancelamento faz parte de uma série de medidas que passam a ser adotadas pelo Município por conta da queda nos repasses do Estado e da União aos Municípios.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.
Conforme o prefeito Paranhos, o desfile de 7 de Setembro que estava sendo organizado em Cascavel teria um custo entre R$ 600 mil e R$ 700 mil.
“Há cinco meses fiz um comunicado à Frente Nacional dos Prefeitos da nossa expectativa aqui em Cascavel. Já tinha percebido que nós teríamos um período de grandes dificuldades”. Paranhos lembrou ainda que desde março do ano passado o Município não celebra mais convênios, iniciado já no período eleitoral.
Nesta semana, a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) recomendou que as prefeituras medidas severas na contenção de gastos, uma vez que a perspectiva é que a situação econômica deve se agravar nos próximos meses. A orientação da AMP é que os gestores sejam prudentes nos gastos públicos.
Em sua fala, o secretário Thiago Stefanello mostrou números referente às dificuldades enfrentadas pela Prefeitura. Somente no último semestre, o Estado reduziu em aproximadamente 4% os repasses do ICMS e 26% os da saúde. Em relação a União, o FPM se manteve, mas o Fundeb teve queda superior a 5%; saúde de 10% e assistência social de 38%.
Outro ponto abordado durante a coletiva é em relação a comemoração de aniversário do Município e também de Natal. A meta é reduzir ao máximo os custos e fazer ‘um evento mais simples’, priorizando os setores como saúde, educação e segurança.
Paranhos salientou ainda que, por enquanto, o pagamento do 13° salário e da folha de pagamento mensal está garantido, mas que as medidas anunciadas há alguns meses – suspensão de viagens, cursos, treinamentos; reorganização das horas extras e horas sobreaviso, seguem por tempo indeterminado. Além disso haverá maior retenção do Imposto de Renda no Município, diminuindo a parcela repassada ao Estado e a União.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário