Aos 89 anos, morre o Cardel Dom Geraldo Majella Agnelo, que foi bispo em Toledo

Dom Geraldo tinha 89 anos e residia em Londrina

O arcebispo emérito de São Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, faleceu na manhã deste sábado (26), em Londrinha (Paraná), onde residia. Dom Geraldo estava em cuidados intensivos, recebendo oxigênio, internado em sua residência pelo Serviço de Atendimento Domiciliar por uma equipe especializada.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.

Dom Geraldo assumiu, em 1982, a Arquidiocese de Londrina, ficando à frente da igreja local até 1999, quando foi nomeado arcebispo Primaz do Brasil e assumiu o governo pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Antes disso, foi o segundo bispo da Diocese de Toledo, no período de 1978 a 1983. Teve uma participação fundamental na criação da Facitol, atual campus da Unioeste.

Foi um dos fundadores, junto com Zilda Arns – que faleceu em 2010 -, da Pastoral da Criança, em 1983. Ele também participou de dois conclaves para a escolha de novos Papas da Igreja Católica.

Ainda não há informações sobre a missa exequial e o local do sepultamento.

Trajetória

Nascido em 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora (MG), Dom Geraldo Majella Agnelo teve uma trajetória eclesial significativa que começou com sua educação em seminários em Juiz de Fora e São Paulo. Sua formação acadêmica inclui especialização em Liturgia em Roma e um doutorado em Teologia. Foi ordenado sacerdote em 1957 e assumiu diversos cargos, desde diretor espiritual a professor em seminários e faculdades, passando por cerimoniário da Catedral Metropolitana de São Paulo.

Nomeado bispo diocesano de Toledo (PR) em 1982, Dom Geraldo Majella foi posteriormente arcebispo de Londrina (PR) e de São Salvador da Bahia. Sua atuação se estendeu à presidência de comissões dentro da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). Em 2001, foi criado cardeal pelo Papa João Paulo II e, em 2003, tornou-se presidente da CNBB.

Ao longo de sua carreira, Dom Geraldo Majella também teve participação ativa em organismos do Vaticano e foi membro de comissões pontifícias. Ele participou de dois conclaves papais e foi um dos três presidentes da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007. Em 2011, teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, tornando-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *