Clínica Psicológica da UEL tem grupos de apoio a pessoas com condições genéticas diversas

Foto: UEL

Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) está com inscrições abertas para dois grupos de apoio a pessoas com condições genéticas diversas, em atendimento presencial e online.

Os encontros são voltados tanto para pessoas que já foram atendidas pelo  Serviço de Aconselhamento Genético da UEL (SAG) , quanto às que não foram atendidas, mas têm interesse em participar dos grupos. Podem ser também, familiares e cuidadores.

Com objetivo de propiciar um espaço de escuta e trocas, um deles é o Grupo de Apoio a Condições Genéticas, mais amplo, para diversos casos de alterações genéticas, relativo ao apoio psicológico para familiares ou pessoas com Síndrome de Down, de Turner, Triplo-X, entre outras. 

Outro grupo é mais específico, sobre “Doença Falciforme”. Essa é uma das alterações genéticas do sangue mais comuns no mundo, que afeta os glóbulos vermelhos perdendo a forma arredondada e elástica. Essa condição crônica exige que as pessoas e seus familiares desenvolvam medidas apropriadas para uma vida saudável e de qualidade. 

Para ambos os grupos, os encontros são realizados semanalmente, com duração de uma hora, em formato presencial ou remoto, segundo a disponibilidade dos participantes. No caso remoto, pessoas de todo o Estado podem participar dos encontros.

A condução é dos estudantes do 4º e 5º ano do curso de Psicologia da UEL, sob coordenação do professor Jefferson Olivatto da Silva, do Departamento de Psicologia Social e Institucional, do Centro de Ciência Biológicas (CCB).

Fonte: Secom Paraná

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *