Pesquisadores da USP em Ribeirão Preto realizam um estudo para identificar pessoas com maior ou menor risco de ter câncer. Os 15 mil moradores da região recrutados terão o material genético analisado.
A partir desse material, os pesquisadores irão criar o chamado “escore poligênico”, que é a soma dos fatores hereditários de predisposição, ou não, da pessoa desenvolver algum tipo de câncer.
De acordo com um dos coordenadores do estudo, o médico oncologista Leandro Colli, ao fim da pesquisa será possível racionalizar recursos da saúde, direcionando atendimento preventivo para aqueles com maior possibilidade de desenvolver a doença. Segundo ele, a partir disso o poder público terá formas mais eficientes de garantir ferramentas mais adequadas para a prevenção da doença.
Outra possibilidade, a partir da criação desse escore, é ver predisposição das pessoas a outras doenças, conforme explicou Leandro Colli. Para ele, o esforço servirá para outras prevenções.
O estudo integra o Pronon, o Programa Nacional de Atenção à Oncologica; e já é realizado há mais de 10 anos em outros países. A previsão é que esses escores poligênicos estejam concluídos daqui a 3 anos.
Ouça mais naRadioagência Nacional

Presença de baleias no Litoral é sinal de recuperação da espécie; IAT inicia pesquisa da migração
As aparições de jubartes em águas paranaense são um indicativo da recuperação da espécie, que, até 2014, estava ameaçadas de extinção. Durante uma…

Alinhada a investimentos, Copel dará suporte à ampliação de indústrias em Piên e região
As intervenções, paralelas a investimentos do Governo do Estado na região, foram alinhadas com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Inv…

Micro-explosão atinge São Miguel do Oeste em SC causando prejuízos
Moradores de São Miguel do Oeste/SC ainda contabilizam prejuízos

PF deflagra operações contra fraudes cibernéticas, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas
Organizações criminosas teriam movimentado cerca de R$ 210 milhões nos últimos cinco anos

Saiba os direitos de passageiros da Voepass após suspensão da operação
Clientes podem pedir reembolso ou reacomodação em outro voo
Fonte: Agência Brasil
Deixe um comentário