Para oferecer melhores condições de trafegabilidade e segurança para os usuários das vias públicas de Cascavel, a Transitar iniciou um cronograma de sinalização horizontal, ainda em 2022, priorizando intervenções nas áreas de periculosidade e de risco potencial, ou seja, nos locais onde acontecem os óbitos e sinistros de trânsito, especialmente os com vítimas. Atualmente, o bairro São Cristóvão, região norte da cidade, está recebendo os trabalhos. Ele é o primeiro a receber os serviços neste ano.
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“O planejamento executado em 2022 se mostrou eficaz, compreendendo ações direcionadas de engenharia, educação e fiscalização, desenvolvidas com base em dados estatísticos. A redução de 30% nos óbitos nas vias urbanas e rurais comprovam a eficiência destas ações, por esta razão continuamos utilizando o mesmo procedimento”, destaca a presidente da Transitar, Simoni Soares.
As análises para o planejamento dos serviços de engenharia em 2023 têm como base os dados estatísticos de 2022, considerando as vias, bairros e regiões com maior índice de sinistros de trânsito com vítimas, prioritariamente, àqueles com óbitos. Os trabalhos fazem parte de um dos pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, o de Vias Seguras, algo que tem sido priorizado governo municipal, através da Secretaria de Obras, Instituto de Planejamento e da Transitar.
No ano de 2021, a Autarquia realizou ações direcionadas utilizando essas bases para análises, com resultados comprovados no ano seguinte. O melhor exemplo é o da Avenida das Pombas, na Região Norte, que figurou no ranking com quatro óbitos em 2021, num trecho de aproximadamente 700 metros. As intervenções de engenharia tiveram início na Rua Ipanema e se estendeu pelas áreas consideradas de influência: Conjuntos Riviera e Florais. A inclusão considerou a necessidade de mudança de comportamento dos usuários, através do sentimento de pertencimento à região. Os resultados confirmaram a previsão, e nenhum acidente grave foi registrado no local no ano de 2022.
Outro exemplo foi o bairro Universitário, que recebeu sinalização em toda sua extensão em 2021, sendo priorizado por ocupar, junto com a Avenida das Pombas, o segundo lugar nos registros de mortes por sinistros no trânsito, tendo a Avenida Carlos Gomes como área de influência, e que também recebeu a revitalização na sinalização horizontal. Em comparação com o mesmo período, em 2022 foi registrada uma queda de 37,5% nos sinistros com vítimas, corroborando a importância da sinalização nas vias.
BALANÇO
A continuidade de um amplo cronograma de sinalização viária reiniciou em janeiro deste ano, priorizando as vias de sentido único que compõe o sistema binário, sendo que estas acumulam o maior registro de sinistros de trânsito com vítimas. Segundo o balanço de 2022, 33 vias de Cascavel compreendem 69% dos sinistros de trânsito, sendo que a maioria são de sentido único e também cruzam alguns bairros que estão na lista de maior número de sinistros de trânsito. Quando analisados os registros dos bairros, 14 e a região central concentram mais de 73% dos acidentes com vítimas da cidade.
Vias com maior número de acidentes com vítimas:
1º
AVENIDA BRASIL
58
2º
RUA PRESIDENTE KENNEDY
33
3º
RUA MANOEL RIBAS
32
4º
RUA SÃO PAULO
30
5º
RUA VITÓRIA
28
6º
RUA PARANÁ
24
7º
RUA SALGADO FILHO
24
8º
RUA SOUZA NAVES
24
9º
RUA PIO XII
22
10º
RUA PERNAMBUCO
22
11º
RUA MINAS GERAIS
22
12º
AVENIDA CARLOS GOMES
20
13º
RUA CUIABÁ
20
14º
RUA RIO GRANDE DO SUL
19
15º
RUA RECIFE
19
16º
AVENIDA PIQUIRI
18
17º
RUA ANTONINA
18
18º
RUA MARECHAL CANDIDO RONDON
17
19º
AVENIDA TANCREDO NEVES
16
20º
RUA FLAMBOYANT
16
21º
RUA FORTALEZA
16
22º
RUA CARLOS DE CARVALHO
15
23º
RUA IPANEMA
14
24º
RUA PRESIDENTE JUSCELINO KUBISTCHEK
14
25º
AVENIDA TITO MUFFATO
14
26º
RUA MARANHÃO
13
27º
RUA MANAUS
13
28º
RUA ERECHIM
12
29º
RUA CASTRO ALVES
12
30º
RUA SETE DE SETEMBRO
11
RUA RIO DE JANEIRO
11
AVENIDA ASSUNÇÃO
11
RUA PRESIDENTE BERNARDES
11
Algumas dessas vias tiveram o pavimento e/ou a sinalização revitalizadas nos últimos meses e outras estão na programação dos serviços para execução no ano de 2023.
Bairros com registros de óbitos e acidentes com vítimas, que estão no cronograma de sinalização completa:
Centro
257
Coqueiral
51
São Cristóvão
47
Parque São Paulo
47
Floresta
42
Santa Cruz
38
Neva
36
Alto Alegre
35
Periolo
28
Brasília
28
Brasmadeira
26
Pacaembu
17
Cascavel Velho
14
Parque Verde
12
Santa Felicidade
11
CRONOGRAMA
No ano de 2021 e 2022, quatro bairros tiveram a revitalização da sinalização executada, no cronograma de 2023 estão 14 bairros, além das principais vias da região Central. A prioridade para execução do serviço considera os locais de maior risco, não só pelo número de sinistros com vítimas, mas a gravidade dos ferimentos/óbitos. O bairro São Cristóvão estava no cronograma de 2022, e não foi possível concluir, porque o saldo da licitação não foi suficiente. Por isso, foi o primeiro a receber as melhorias na retomada dos serviços.
Os bairros seguintes serão o Parque Verde e o Coqueiral. O bairro Recanto Tropical deverá ser sinalizado pela interligação com estes, sendo considerado área de influência, cuja melhoria é necessária para maior efetividade nos resultados na prevenção de sinistros de trânsito.
Na execução do cronograma de sinalização horizontal também estão contemplados os dispositivos de engenharia previstos para as vias, sejam para organização do fluxo de veículos, redução de velocidade ou revitalização daqueles já existentes.
Além disso, as equipes de sinalização da Transitar estão realizando a sinalização em áreas escolares não contempladas nas vias programadas para os serviços com a empresa terceirizada.
Fonte: Assessoria
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