Setenta empresas e a prefeitura de Maringá receberam certificados do Selo Clima Paraná na noite desta terça-feira (7). A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O Selo reconhece quem, voluntariamente, mede, divulga e reduz a produção de carbono para amenizar os efeitos causados pelas mudanças climáticas.
A solenidade, que aconteceu na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba, reuniu os responsáveis por mais de 50% do PIB do Estado. O Selo Clima Paraná está na 7ª edição e aponta redução de 39 mil toneladas na emissão de carbono pelas empresas que conquistaram o Selo Clima Paraná Ouro Plus, o que equivale ao sequestro anual de carbono de 7.500 hectares de floresta, ou seja, aproximadamente 10 mil campos de futebol.
O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, destaca que a marca da sustentabilidade contribui para o interesse dos mercados internacionais na compra de produtos do Paraná. “De nada adianta ter o melhor processo industrial sem ter um processo consolidado a nível municipal, estadual e nacional. O grau de sustentabilidade ambiental faz toda a diferença no momento em que pretendemos colocar nossos produtos nos mercados do País e do Exterior”, afirma.
De acordo com ele, para melhorar ainda mais essa visibilidade, a Secretaria estuda a modificação do formato do Selo Clima Paraná, com novas categorias. O projeto conta com o apoio da Fiep, que representa o setor das indústrias, a qual mostrou maior engajamento na edição deste ano.
Da agroindústria, 130 unidades produtivas foram reconhecidas, entre cooperativas agroindustriais, frigoríficos, abatedouros, fábricas de rações e florestas comerciais. O número representa 70% dos participantes. “A Fiep é a casa do empreendedor industrial. Entendemos que esta é uma iniciativa inédita por parte de um Governo Estadual”, afirmou o vice-presidente da Federação, Abílio de Oliveira Santana.
SELO– Os 71 certificados entregues pelo Selo Clima Paraná 2021 são referentes aos inventários de 177 unidades industriais, distribuídas em 66 municípios. O Selo possui três categorias: Original, Ouro e Ouro Plus.
O Original foi entregue para as empresas que emitem inventário simplificado. Ela representa um primeiro passo para o domínio de metodologias de contabilidade de emissões. Um dos reconhecimentos nessa categoria foi a Tecnotam Embalagens Industriais Ltda, que participa do projeto pelo sexto ano consecutivo.
“É muito bom ser reconhecido. Essa iniciativa é uma via de duas mãos, trazendo visibilidade para quem oferta e para quem recebe o reconhecimento”, destacou a representante da empresa, Juliana Barcelos Rodrigues.
A categoria Ouro reconhece as empresas que apresentam inventários completos, auditados por terceira parte independente, acreditado pelo Inmetro e seguindo os ditames das normas técnicas ABNT-ISO. A empresa IBQ Indústrias Químicas S.A. – Enaex Britanite, localizada no município de Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba), foi uma das 16 que receberam o reconhecimento nessa categoria.
A empresa participa do Selo Clima Paraná desde seu lançamento, em 2015. “É muito importante receber esse prêmio pelo sétimo ano consecutivo. Desde então, já pensávamos nessa questão das mudanças climáticas e as empresas precisam participar de iniciativas como essa, pois somos fundamentais na economia de baixo carbono e podemos ajudar a criar valor compartilhado para a sociedade”, disse a representante da Enaex Britanite, Elisa Ayres Scortecci de Paula.
Já o Ouro Plus foi entregue para as empresas com inventários completos, auditados por terceira parte independente, e que comprovem redução das emissões em índice compatível com as metas do Brasil no Acordo de Paris.
Receberam esse certificado a BRF S.A., que possui 28 unidades pelo Paraná; a Klabin S.A. – Unidade Puma, no município de Ortigueira; a Rumo S.A., de Curitiba; e a SLB do Brasil Projetos Florestais Ltda., de Santo Antônio da Platina.
“Para a Klabin, é muito gratificante fazer parte de uma iniciativa tão importante no setor industrial, que cada vez mais tem empresas participando e reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e redução de Gases de Efeito Estufa”, destacou a representante da empresa, Lívia Mara Rodrigues de Souza Brites Queiroz.
Ela lembra, ainda, que a empresa realiza um esforço continuo para diminuir a emissão de Gases de Efeito Estufa, especialmente na Unidade Puma, e que a Klabin participa do Selo Clima Paraná desde sua primeira edição.
MUNICÍPIO– Na edição deste ano, foi a primeira vez que uma prefeitura emitiu inventário com informações sobre a emissão de carbono. Com o selo na categoria Original, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, destacou a importância de promover o crescimento das cidades com olhar voltado ao meio ambiente. “Maringá é uma cidade relativamente nova e tem um planejamento focado na qualidade de vida. Mas, para isso, é preciso olhar para a sustentabilidade, aliando a governança municipal às mudanças climáticas e práticas saudáveis”, disse.
Fonte: Secom Paraná
Deixe um comentário