Preto no Branco recebe homenagem da Câmara de Cascavel pela relevância na imprensa local

A entrega da moção de aplausos ocorreu durante a sessão desta terça-feira | Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC

A Câmara de Vereadores de Cascavel reconheceu a importância do jornal e portal de notícias Preto no Branco para o jornalismo local e entregou uma moção de aplausos durante a sessão desta terça-feira (14), em comemoração aos três anos de fundação do jornal. A iniciativa partiu do presidente da Câmara, vereador Alécio Espínola (PSC) e contou com o aprovo de todos os vereadores.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NA COMUNIDADE. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI 

O Preto no Branco foi lançado em janeiro de 2020, quando o jornalista Jadir Zimmermann e o publicitário “Leozinho” Rigon uniram forças para apresentar um novo projeto editorial para Cascavel e a região. Mesmo com a expansão da internet e das redes sociais, eles optaram pelo lançamento de um produto híbrido, com atuação multiplataforma, atendendo públicos do impresso, site de notícias e também das redes sociais. O portal de notícias foi ao ar em 20 de janeiro e o jornal impresso circulou pela primeira vez em 31 de janeiro de 2020.

Desde o princípio, o jornalismo comunitário é o foco do portal, especialmente nas áreas política e econômica, contando com a experiência e parceria de jornalistas e colunistas renomados, como Miguel Dias, Tissiane Merlak, Celso Romankiv, Juliet Manfrin e do sócio fundador, Jadir Zimmermann.

Parte da equipe do Preto no Branco na homenagem na Câmara | Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC

 

Em sua fala da tribuna da Câmara, Zimmermann fez questão de enaltecer os profissionais do jornal como responsáveis pelo sucesso do projeto.

“Um veículo de comunicação, antes de mais nada, é feito por pessoas, pelas suas fontes, pela sua percepção, inteligência e talento. E nesse aspecto, pensamos que, apesar de termos uma equipe pequena, estamos muito bem servidos de bons talentos e da mais alta qualidade profissional”, frisou.

O presidente da Câmara, Alécio Espínola, foi o autor da homenagem. Aqui ladeado pelos proprietários Jadir Zimmermann e Leozinho Rigon | Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC

 

Começo difícil

Além das dificuldades previsíveis para todo empreendimento no seu início, o Preto no Branco ainda enfrentou uma adversidade que não estava prevista. Cerca de 40 dias após o lançamento do jornal eclodiu a pandemia da Covid-19, o que obrigou medidas administrativas de contenção e apreensão.

Não bastasse o aspecto econômico que atingiu em cheio a empresa logo no seu começo, a Covid-19 ainda provocou um estrago maior, em maio de 2021, quando praticamente toda a equipe da época adoeceu simultaneamente, paralisando as atividades do portal e do jornal por alguns dias.

“Eu mesmo fui entubado e fiquei 40 dias hospitalizado, carregando até hoje as sequelas. Infelizmente o nosso colega Valmir Lopes, que era diagramador do jornal, não teve a mesma sorte e acabou falecendo aos 43 anos”, lamentou Jadir.

O jornalista Jadir Zimmermann falou em nome do jornal | Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC

 

Retomada e novos projetos

Falando também em nome do sócio Leozinho, Jadir observou que foi na dificuldade que a equipe do jornal mostrou seu maior valor, se reorganizando para fazer jornal e site voltarem a operar, seguindo o seu curso voltado a um jornalismo crítico e responsável.

Disse ainda que as duras lições desse passado tão recente motivam novos projetos que serão implantados a partir dos próximos dias.

“Já oferecemos o jornal impresso para os mais tradicionais. Temos o site de notícias para aqueles que querem consumir a notícia a seu tempo ou no tempo que ela acontece. Temos as nossas redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e até o TicToc, para o público que prefere interagir e se informar nestes ambientes. Também levamos informação pelos grupos de WhatApp e do Telegram. E nos próximos dias vamos entrar com muita força na área dos podcasts, com atrações diárias e diversificadas”, frisou.

Responsabilidade

Agradecendo mais uma vez aos vereadores pela homenagem, Zimmermann trouxe à reflexão uma frase atribuída ao escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, que foi um dos mais importantes nomes da literatura alemã: “Não é o destino que nos define, mas sim as escolhas que nós fazemos ao longo do caminho.”

Lembrou que ao longo da vida as pessoas podem fazer muitas escolhas, mas não têm controle sobre as consequências destas escolhas. 

“Por isso da grande responsabilidade dos senhores nas escolhas que fazem nesta casa, sabendo que as consequências destas recaem não apenas sobre vossas excelências, mas também sobre todos os 350 mil moradores desta cidade”, finalizou, acrescentando que o Preto no Branco continuará fazendo um jornalismo profissional, crítico e responsável.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *