Incêndios causam destruição no Pantanal

Foto: Reprodução/Instagram

Nesta semana, os incêndios no Pantanal chegaram à rodovia Transpantaneira, que liga o município de Poconé, a 104 km de Cuiabá, a Porto Jofre, na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS 

De acordo com materia publicada no portal CompreRural, o bioma já vem queimando há mais de 30 dias, nos dois estados. Imagens mostram o desespero do produtor rural com a chegada do fogo a sua propriedade e gado fica sem abrigo. Até o momento, o fogo consumiu mais de um milhão de hectares da biodiversidade, o triplo do que foi registrado no ano de 2022 inteiro.

 É o pior novembro em número de incêndios em 21 anos. Este ano já registrou um número recorde de incêndios para novembro, com mais de 3000 focos registrados até o dia 15 de novembro, superando em cinco vezes a média histórica para o mês.Grupo de pecuaristas estão se organizando para tentar responder rapidamente caso o fogo, que muitas vezes tem origem em áreas de vegetação nativa de reservas e parques, invada as fazendas produtivas da região.

Causas

A causa dos incêndios ainda está sob investigação. Os especialistas avaliam se começaram por causa da queda de raios ou por ação humana.  “Não foi possível esclarecer se todos os incêndios no Pantanal se iniciaram com um raio, uma descarga elétrica, ou não, como em 2020, quando muitos foram por crime ambiental, alguém botando fogo para destruir a vegetação”, disse o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. 

 

Foto: Reprodução/InstagramLeia mais em: https://www.comprerural.com/queimada-imagens-mostram-desespero-no-pantanal/

Fonte: CompreRural

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *