Pós festas de fim de ano, arrumação da casa e troca de presentes, computadores, laptops, celulares, câmeras e outros equipamentos ficam obsoletos ou quebram e poucas pessoas sabem como dar um destino para esses dispositivos.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
As consequências do descarte incorreto de eletrônicos vão além dos impactos ambientais. Alguns metais utilizados na fabricação desses produtos podem causar graves problemas de saúde. “Por isso, a reciclagem, a economia circular e a logística reversa são as possibilidades indicadas para destinação desse tipo de material”, pontua o destaca o diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima.
O governo brasileiro criou, em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10). Segundo a lei, os fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza devem tomar medidas para minimizar o volume de resíduos gerados e instituir uma cadeia de recolhimento e destinação ambientalmente adequada pós-consumo.
O Município de Cascavel em parceria com a Green Eletron – Gestora de Logística Reversa disponibilizou um ponto de entrega voluntária de eletrônicos no Ecoponto da Manaus, que recebe gratuitamente todas as linhas de eletrônicos.
A entrega pode ser feita de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, no Ecoponto Manaus, que fica Rua Di Cavalcanti, 141, bairro Country.
COLETA DE VOLUMOSOS
Você sabe o que são volumosos e como descartar corretamente? Os volumoso, são materiais como sofás, guarda-roupas, entre outros objetos descartados pelos moradores depois de uma nova aquisição.
A Secretaria de Meio Ambiente realiza ao longo de todo ano a coleta desses itens gratuitamente. O objetivo é realizar uma destinação correta e evitar que os materiais sejam descartados nas ruas, em áreas de proteção e outros ambientes.
Para agendar a coleta, o cidadão pode ligar nos telefones 3902-1392 e 3902-1383. Atualmente, a espera é de cerca de 30 dias.
A novidade para este ano é que agora a comunidade poderá fazer o agendamento por meio do whatsapp. O contato é (45) 99146-1501
O cidadão precisa informar o nome completo, CPF, telefone, endereço e enviar foto legível dos resíduos.
A intenção da disponibilização o número de whats é justamente dinamizar o atendimento e reduzir o tempo de espera. “Em algumas ocasiões nós acabamos perdendo a viagem ou encontrando volumes muito acima do ideal para realizar a coleta, fazendo com que atrase outras demandas”, explica o diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário