Charles III é oficialmente proclamado rei

Discurso de Charles III | Foto: AFP

O rei Charles III foi formalmente proclamado para seu o novo cargo na manhã deste sábado, em uma cerimônia altamente coreografada que começou com tons graves e sombrios pela morte da rainha e foi concluída com exaltações vivazes à ascensão do novo soberano.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.

Charles se tornou o novo soberano britânico automaticamente com a morte da mãe, Elizabeth II, na quinta-feira, mas seu novo papel foi oficialmente proclamado neste sábado a partir das 6 horas de Brasília (10 horas no horário de Londres) em uma cerimônia no Palácio de St. James.

Pela primeira vez, a cerimônia de proclamação no palácio, uma residência real da Casa de Tudor perto do Palácio de Buckingham, foi televisionada. O evento foi realizado em duas partes. A primeira incluiu uma reunião do Conselho Privado do rei, a Assembleia Legislativa mais antiga do Reino Unido, composta por um grupo de conselheiros do monarca que normalmente atingiram altos níveis de cargos públicos.

Lá estavam os últimos primeiros-ministros britânicos, como Boris Johnson e Theresa May, o líder da oposição, Keir Starmer, e também a nova premier do país, Liz Truss.

Durante essa cerimônia, da qual o rei não participou, o Conselho de Adesão o proclamou o novo soberano britânico. Em seguida, o conselho aprovou formalmente vários arranjos para necessário ao próximo governo.

Na segunda parte da cerimônia, o rei Charles III se reuniu com o Conselho Privado e fez seu juramento e quatro declarações públicas tradicionais, também feitas por gerações de monarcas antes dele.

Charles III então fez o seu segundo discurso oficial.

“É meu mais doloroso dever anunciar a vocês a morte de minha amada mãe, a rainha. Eu sei o quão profundamente vocês e toda a nação, e acho que posso dizer que o mundo inteiro, se solidariza comigo pela perda irreparável que todos sofremos”, disse Charles III.

“Estou profundamente ciente desta grande herança e dos deveres e pesadas responsabilidades de soberania que agora me passaram. Ao assumir essas responsabilidades, devo me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado ao defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas e dos reinos e territórios da Comunidade Britânica em todo o mundo”, completou.

Fonte: O Gloo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *