O prefeito de Quedas do Iguaçu Elcio Jaime enviou à Câmara de Vereadores projeto de lei, que deve ser votado na sessão plenária desta segunda-feira(07) e se aprovado vai deixar o Grupo de Escoteiros sem uma sede.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
A sede foi conquistada em abril de 2003, na gestão do prefeito Vitório Revers. Nas manifestações nas redes sociais integrantes do Grupo de Escoteiros, afirmaram que o prefeito pretende acabar com uma longa história, a qual formou muitos jovens para a sociedade Quedense. “Em menos de uma semana, nossos lobinhos de 7 a 10 anos, nossos escoteiros de 11 a 14 anos e nossos sêniors de 14 a 17 anos e os demais ramos, estão prestes a ficar sem casa”, diz a manifestação.
O Grupo existe a mais de 30 anos, ao longo da sua história tem participado de diversas ações sociais, como campanhas de vacinação, em eventos esportivos de caráter de integração familiar, recuperação de nascentes, de matas ciliares com o plantio de árvores nativas, retirada de lixo do Rio Campo Novo por diversas vezes, arrecadação de donativos e doação para flagelados ou atingidos por eventos climáticos, entre outras atividades.
Nas redes sociais a revolta é grande. “O Grupo Escoteiro Tarumã tem um vasto histórico de serviços à comunidade! É atuante e presente! Inúmeros jovens, hoje líderes locais e regionais, passaram pelo movimento Escoteiro no grupo. O Grupo merece o reconhecimento da comunidade e o espaço para desenvolver suas atividades! Com certeza, haverá outros lugares para ceder para a iniciativa privada. Indignada e revoltada com o Projeto de lei. Confiante na não aprovação pela Câmara de Vereadores”, postou Alessandra Souza Garcia.
Em outro post mais críticas ao projeto. “Esclarecimento sobre a injustiça que está acontecendo com o Grupo Escoteiro GE Tarumã. Ainda extremamente indignada com esta posição do Prefeito, o qual talvez nem entenda o que está fazendo e acatou informações falsas de seus aliados. O grupo utiliza ativamente deste local há muitos anos! Da mesma forma como o Rodolfo relembra momentos com o Grupo, muitos outros jovens têm o mesmo carinho e leva consigo aprendizados fundamentais em suas vidas. Particularmente falando, vai além de tudo o que aprendi, é um legado da família. Esta luta é pelo grupo, pelo meu avô Rogério Pabst que ajudou a fundar o grupo, ao meu pai Eradi Dutra, tios, irmão, amigos e irmãos que fiz dentro do movimento”, falou Diandra Pabst Dutra.
O Grupo Escoteiro Tarumã de Quedas do Iguaçu existe a 30 anos, está instalado na sede atual desde 2003 e possui atualmente: 30 lobinhos, 41 escoteiros, 14 seniores, 8 pioneiros e 35 chefes de apoio que trabalham de forma voluntária nos finais de semana.
Projeto
O projeto enviado pelo prefeito, revoga a lei que destinou o local ao Grupo de Escoteiros e retoma o local para ser cedido a empresa de confecções, alegando pouco uso do local.
Na mesma justificativa, o prefeito Elcio Jaime se compromete a repassar como doação ao grupo, um novo terreno “compatível com as atividades do movimento” e ainda se compromete a construir uma sede própria em parceria com o município de Espigão Alto do Iguaçu.
Segundo informações, procurado por integrantes do Grupo, o prefeito de Espigão Alto do Iguaçu Agenor Bertoncello, disse “não estar sabendo de nada sobre o assunto.
Manifestação
Integrantes do grupo, ex-escoteiros, pais e apoiadores do movimento, devem comparecer à câmara de vereadores durante a sessão desta segunda-feira(07), para se manifestar contra o projeto e pedir que seja retirado de pauta ou que não seja aprovado pelos vereadores.
Fonte: Informações Diário Cantu Notícias
Deixe um comentário