Uma criança de três anos pode ter contraído poliomielite no Pará, informou o Departamento de Epidemiologia do estado, nesta quinta-feira (06). O vírus Sabin Like 3, que causa paralisia infantil, foi encontrado na criança após exame de fezes. Diante da possibilidade de um retorno massivo da doença, a secretaria de saúde lançou um comunicado ao Sistema Único de Saúde, em sinal de alerta.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
Esse é primeiro registro do vírus da doença desde 1989, quando ela foi erradicada do Brasil, graças às campanhas massivas de vacinação. Entre os anos de 1968 e 1989, o Brasil registrou 26 000 casos de paralisia infantil.
Em 2022, nenhum estado alcançou a meta do Ministério da Saúde de 95% da cobertura vacinal da paralisia infantil. Enquanto Paraíba (86,8%), Amapá (82,5%) e Alagoas (74,6%) foram os que mais vacinaram, os estados do Pará (38,2%), Distrito Federal (33%) e Rio de Janeiro (30,5%) são os que menos vacinaram as crianças contra a pólio.
Desde a pandemia de Covid-19, os índices de vacinação em todo Brasil têm caído. Outro fator apontado pelos especialistas que têm contribuído para a queda na vacinação é a disseminação de fake news.
Fonte: Veja
Deixe um comentário