Você já parou pra pensar que o maestro é responsável pela execução musical realizada por toda a orquestra, mas o instrumento dele não faz soar nenhuma nota?
Foi pesquisando sobre a batuta, o instrumento de comunicação do maestro, que eu descobri que ele tem muito a nos ensinar sobre comunicação e liderança.
Melhor ainda: você pode copiar a técnica dele para conseguir liderar a sua equipe.
Descubra os 5 passos para você liderar com “maestria”:
1) Plano de ação: antes de subir ao palco, o regente compartilha com os músicos a partitura, onde constam todas as notas e tempos para que eles consigam executar a composição musical. Portanto, é fundamental que sua equipe esteja a par do planejamento e conheça o plano de ação, pois assim todos terão consciência dos passos a serem dados visando alcançar os objetivos.
2) Atribuição: sem conseguir emitir nenhum som para compor a peça musical, o maestro atribui responsabilidade individual a cada músico de tocar o seu instrumento. Cada um sabe o seu papel na execução da peça. Do mesmo modo, cada membro da sua equipe deve ter clareza sobre a sua respectiva atribuição e o que é esperado dele.
3) Comunicação: para alcançar o seu objetivo como líder da orquestra, o regente utiliza a batuta (foto), um instrumento de comunicação rítmica e expressiva com os músicos. Paralelamente, você também precisa ter uma comunicação eficaz com sua equipe, pois ela é o principal instrumento das lideranças empresariais.
4) Ritmo: é por meio do seu instrumento de comunicação, a batuta, que o regente determina: o ritmo da execução; as entradas para os instrumentistas; a energia e o calor da interpretação musical. Da mesma forma, a comunicação do líder é que vai ditar o ritmo de trabalho, delegar responsabilidades, inspirar e energizar o seu time visando alcançar as metas.
5) Postura: os movimentos corporais do maestro também comunicam. Por isso, os sinais que ele emite devem ter total significância para os seus músicos. Com o líder empresarial acontece o mesmo: sua postura, coerência e decisões precisam estar de acordo com o que você deseja transmitir e com os objetivos coletivos.
Como você viu, em todos os momentos o regente precisa ter conhecimento completo daquilo que está fazendo.
O que acontece se ele falhar na comunicação? Vai induzir a orquestra ao erro.
Na sua empresa você é o regente. Portanto, precisa se comunicar tão bem com seu time como o maestro o faz com os músicos da orquestra.
Este artigo soa como música para os seus ouvidos?
Então, compartilhe com outros líderes.
Sucesso a todos!
Quer mais dicas sobre liderança?
Siga-me no Instagram, clicando aqui:
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário