Como os melhores profissionais dão feedback para seus liderados

Foto: Canva

Diariamente, nas empresas, grande parte dos líderes alega falta de tempo, mas deixa de dar feedback aos seus liderados por uma questão cultural: deseja evitar se indispor.

Porém, os melhores profissionais sabem que é possível realizar esta importante atribuição de dar feedback sem ter esse ônus. Basta saber COMO fazer.

O feedback é uma importante ferramenta de melhoria constante do desempenho dos seus liderados.

Quando usada com consistência ajuda os profissionais da empresa a evoluírem e corresponderem às expectativas da empresa.

Por outro lado, quando o colaborador não recebe feedback ele fica sem saber se está atendendo ao que é esperado dele.

O líder comunicador faz uso dessa ferramenta com frequência e aumenta o engajamento da sua equipe, pois ela tem segurança e sabe exatamente o que precisa ser feito.

Hoje vou realizar apontamentos sobre COMO os melhores profissionais dão feedback para os seus liderados. Confira:

Primeiro, o líder diminui o “fardo” dessa atribuição, pois sabe que o feedback visa dar a oportunidade para a outra pessoa melhorar. Por isso, ele age como se fosse dar um “presente” para o liderado. Assim, ele o faz com boa vontade.

O líder sabe que o feedback não é sobre como a pessoa é, mas sim sobre comportamento e desempenho.

O feedback não diz respeito à opinião do líder: é sobre a expectativa da empresa em relação ao trabalho do colaborador.

Para ser consistente, durante o feedback o gestor apresenta fatos e evidências concretas sobre o que é abordado. Desse modo, ele torna suas ponderações tangíveis a quem recebe.

Outro ponto relevante é que a conversa do feedback não tem foco em convencer que o outro está errado. Portanto, não visa apontar dedos, mas sim a direção correta.

O líder leva em consideração o que o liderado sente. Sendo assim, ele sabe que o feedback tem que ser bom pra quem recebe – e não apenas para a empresa. Denota reciprocidade.

Ao final do processo, a essência do feedback é recapitulada para assegurar que o liderado compreendeu a mensagem. Em seguida, ambos pactuam conjuntamente as metas de melhoria.

Para reflexão, evoco aqui o pensamento do filósofo e palestrante, Mario Sergio Cortella:

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar”.

Agora que você já sabe como fazer, capriche no feedback para fortalecer o desenvolvimento dos potenciais dos seus colaboradores.

Sucesso a todos!

 

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Carina Walker

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