Declarei guerra contra a falta de comunicação nas empresas

Por Carina Walker*

Declarei guerra contra a falta de comunicação nas empresas. Esse é meu manifesto e os motivos desta postura você vai entender a seguir – calma, é uma guerra do bem.

Primeiro, veja o que disse o pai da Administração Moderna, Peter Drucker: 

“60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação”.

A constatação de Drucker está correta e atual.

Hoje, estima-se que em torno de 90% das empresas possuem problemas de comunicação que geram: erros na execução das tarefas, retrabalho (porque houve erros), desmotivação da equipe e, como consequência, piores resultados para a empresa.

Isso acontece devido a ruídos (uma comunicação falha) e até mesmo devido à falta de comunicação.

Quando buscamos os fatores causais para essa realidade empresarial nos deparamos com o papel das lideranças na comunicação. Veja:

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) aponta que para 70% das empresas o maior desafio da Comunicação Interna é engajar gestores como comunicadores.

Ou seja, os líderes e as líderes precisam aperfeiçoar a comunicação com as suas equipes.

Este cenário chamou a minha atenção quanto à necessidade de elevar a qualidade da comunicação corporativa. Por isso, quero ajudar lideranças a desenvolverem uma comunicação eficaz para que consigam engajar as suas equipes e impulsionar o crescimento de suas empresas.

Se você dominar a comunicação eficaz no ambiente corporativo alcançará resultados acima da média e se destacará na corporação e no mercado de trabalho.

Uma comunicação efetiva precisa ser baseada na confiança, no interesse genuíno e no uso de técnicas e canais eficientes de acordo com o público.

É exatamente sobre esses temas que eu vou abordar aqui nesta coluna com o objetivo de ajudar você com reflexões e apontamentos sobre como colocar essa melhoria em prática.

Eu acredito que é possível revolucionar a forma como as pessoas se comunicam dentro das empresas. Se você acredita que é possível melhorar a comunicação no ambiente corporativo, espero ter você comigo nessa jornada.

Sucesso a todos!

Sobre a autora:

*Carina Walker é bacharel em Comunicação Social e MBA em Jornalismo Digital. Possui 20 anos de experiência em Jornalismo e Assessoria de Comunicação Corporativa. Atualmente é empreendedora e criadora de conteúdo digital sobre Liderança e Comunicação Corporativa.

Contato: [email protected]

Instagram: @comunicarina

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *