Maturidade política: o exemplo que vem de Toledo

Toledo precisa de deputados
Uma das várias peças publicitárias desenvolvidas pela ACIT

Existe um ditado popular que “política, religião e futebol não se discutem”. Ledo engano. Essa é a maior prova de imaturidade, isenção e despreparo que existe. Uma sociedade para conviver com a democracia jamais pode se furtar a discutir a política, respeitando a pluralidade de ideias e visões, que precisam coexistir pacificamente.

A ACIT(Associação Comercial e Empresarial de Toledo) dá à toda região um grande exemplo de maturidade política. Diferente de muitas outras associações, que se escondem ou fogem do debate político neste período eleitoral, Toledo encara a situação de frente, com uma campanha que escancara a intenção da classe produtiva da cidade: #ToledoprecisadeDeputados.

Com a campanha, a ACIT transmite aos seus associados e à toda a comunidade, que não adianta se omitir ou ficar em cima do muro. Queiramos ou não, depois de 2 de outubro, 54 deputados estaduais e 30 federais estarão eleitos pelo Paraná. Podem ser de Toledo, de Cascavel, de Marechal Cândido Rondon, de Assis Chateaubriand ou de qualquer outro lugar. E que compromisso terão depois? Com certeza com aquela comunidade que melhor lhes correspondeu nas urnas.

As eleições determinam o futuro de uma cidade. E, quanto mais esparsos os votos, mais frágil a representatividade da localidade. Por isso é elogiável a iniciativa da ACIT, que deveria ser copiada, sem vergonha alguma, por todas as associações comerciais. 

Aliás, o que fazem a ACIC, a ACIMACAR, a ACIFI, a ACIAC…, ou até mesmo, a CACIOPAR, neste sentido? Talvez até desenvolvam algumas ações internas, mas publicamente não se tem visto nada. Não no patamar da ACIT. E depois? Vão cobrar de quem?

Incentivos tributários, asfalto, segurança na região comercial são ações importantes, providas pelo poder público para o fortalecimento do comércio, da indústria, dos prestadores de serviço. E a Associação Comercial tem o poder de impulsionar essas melhorias por meio do contato direto com os representantes políticos. Mas cobrar como, se não há reciprocidade ou comprometimento? Como, se na eleição os votos da comunidade local se dispersam entre paraquedistas?

banner no prédio da acit
O banner no prédio da ACIT, com 10 metros de largura por 5 metros de altura chama a atenção de quem passa

Essa é uma reflexão sadia que a ACIT deve ter feito antes de estabelecer o objetivo de conscientizar os eleitores de Toledo sobre a necessidade de o município ter representatividade na Assembleia Legislativa do Paraná e no Congresso Nacional.

E é por isso, que a ACIT desenvolveu uma grande campanha de marketing e realiza encontros com candidatos locais, porque considera importante lembrar de pessoas que estejam conectadas e comprometidas com Toledo para que possam trazer melhorias ao município, contribuindo fortemente para o desenvolvimento da cidade. 

E, por fim, precisamos aprender, sob pena de pôr em risco o próprio progresso do País e, consequentemente de nós mesmos, que discordar não é odiar, criticar não é desejar o mal ou torcer contra. Política não é a religião das Cruzadas e muito menos um GreNal, Derbi ou FlaFlu. E, por fim, políticos não são ídolos. São servidores públicos.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *