Todo mundo está migrando para o Telegram

Foto: Divulgação

Eu garanto: você já tem ou ainda vai ter uma conta no Telegram e sabe por quê? Porque todo mundo está migrando para esse aplicativo de mensagens sensacional! 

Já são mais de 400 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. Significa que ele está cada vez mais popular e que em breve todos os seus contatos estarão usando ele também.

O Telegram é concorrente do WhatsApp (que tem mais de 2 bilhões de usuários ativos), mas está conquistando cada vez mais adeptos por ter a mesma funcionalidade, porém muito mais recursos. Portanto, vai além de enviar e receber mensagens de texto, imagens, vídeos, gifs, figurinhas animadas (stickers), gravar áudios, fazer chamadas, etc.

Na minha visão, a principal diferença e primeira vantagem do Telegram é que os arquivos recebidos (mensagens e mídias) não são salvos em nosso aparelho de celular, mas sim ficam armazenados na nuvem.

Mensagens autodestrutíveis

Outra novidade dessa plataforma gratuita são os chats secretos. Neles você pode programar em quanto tempo as mensagens enviadas irão se autodestruir, ou seja, elas serão apagadas automaticamente após a leitura pelo usuário que as recebeu, o mesmo acontece com as imagens e vídeos. O conteúdo não fica salvo em lugar nenhum e o aplicativo não permite fazer captura da tela (print). É privacidade total!

Como se não bastasse, no chat normal você pode editar uma mensagem depois de tê-la enviada (ufa!) e também pode apagar mensagens a qualquer tempo.

O Telegram supera o WhatsApp na capacidade de membros por grupo, inclusive oferece a possibilidade de criar supergrupos privados ou públicos, que comportam até 200 mil membros! Nesses grupos, os administradores têm opção de restringir atividades dos membros individualmente, escolhendo quem pode ou não enviar mensagens ou arquivos. Também é possível banir temporariamente um ou mais usuários. 

Mais interativo

E não é que o Telegram também consegue ser ainda mais interativo que o mensageiro mais popular, atualmente? Sim, pois dispõe de recursos como os bots (robôs) para envio de enquetes aos nossos contatos e grupos. Assim, podemos fazer votação por meio de perguntas com alternativas de respostas e os usuários conseguem ver o resultado parcial da enquete assim que escolhem uma das alternativas. É bem bacana! Com os bots também é possível rastrear encomendas, editar fotos e converter arquivos em pdf…

Testes educacionais

Logo, logo, também iremos estudar pelo Telegram, pois observa-se um esforço cada vez maior da plataforma em incentivar a disseminação de conhecimento. Há poucos dias foi lançado um concurso para criação e publicação de testes educacionais, sendo possível disponibilizar material explicativo (textos e imagens) para quem responde as enquetes criadas pelos próprios usuários.

Tem muito mais

No Telegram você pode criar um “nome de usuário” que permitirá que as pessoas o encontrem por pesquisa global, mesmo sem saberem o número do seu telefone. O meu é @CarinaWalker.

Outro recurso disponível é o de “encontrar pessoas próximas”, utilizando o GPS do aparelho celular.

Além de chats e grupos, também existe a possibilidade de criar “canais”, recurso que vem sendo muito utilizado por empresas e personalidades, já que somente o dono do canal pode enviar conteúdos para quem entrar nele espontaneamente: é ideal para envio de notícias, ofertas e promoções, além de oferecer ao proprietário estatísticas do canal.

Tem ainda pastas para chats, criptomoeda, notificações individualizadas, enfim, muitos outros recursos que nem cabem aqui e que você mesmo irá descobrir. Baixe o aplicativo e usufrua no seu smatphone, desktop ou web.

Sucesso a todos!

* Carina Walker é jornalista e investidora

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *