Você já tomou “não-leite” ou comeu “não-maionese”? Existem, sim, e esses produtos agora estão cada vez mais acessíveis no Brasil.
Com a proposta de reinventar a comida, uma startup do Chile lançou novos conceitos em alimentação saudável, assim como uma nova forma de “batizar” os produtos.
Tudo parece do contra, a começar pelo nome da startup: The Not Company ou NotCo, que significa “a não companhia”.
A empresa, que existe há cinco anos, utiliza inteligência artificial para elaborar produtos que se assemelham aos já existentes, tais como leite e maionese, mas cuja composição substitui os ingredientes de origem animal pelos de origem vegetal. Por esta razão, o não-leite não é fabricado com leite, sendo assim não é leite e por isso tem esse nome! Óbvio, ousado ou criativo?!
Mas então é o que? É uma bebida à base de plantas, cujo sabor se assemelha ao do leite. Da mesma forma outros produtos da empresa buscam ter a mesma textura e sabor dos alimentos “originais”.
Chama a atenção que a negação é a base de toda a narrativa da empresa, a qual também criou o “não-hamburger”, o “não-sorvete” e o “não-queijo”.
Na visão do estrategista de marketing, Raul Santahelena, o exemplo da NotCo pode indicar uma tendência de negação do marketing. O especialista João Bruno Cânovas argumenta que trata-se de uma estratégia de “no brand/yes cause”, em que o foco da companhia não está na marca, mas sim na sua causa, seu propósito.
O propósito da Not Company encontra fundamentos na tendência mundial de produção sustentável. A startup se posiciona contra o atual sistema agroindustrial voltado à produção de carne, alegando que ele é nocivo ao meio ambiente. Assim, coerente com os discursos de proteção ao planeta, a empresa tem intenção de conquistar não apenas veganos, mas todos que adotam uma postura de consumo consciente. Por isso, cerca de 92% dos consumidores da startup não são veganos.
Segundo os fundadores da Not Company, vem aí uma revolução alimentar.
Enquanto isso, o marketing está em constante evolução e precisa dar conta dessa nova forma das empresas se comunicarem com o público, enfocando mais a essência do que os produtos em si. É uma tendência dos clientes preferirem marcas com as quais se identificam em termos de conceitos e convicções. Portanto, fica a dica: o posicionamento é fundamental para o triunfo nos negócios.
Sucesso a todos!
*A autora é jornalista e investidora.
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