Os destaques da coluna de política desta sexta-feira

Vereador Fernando Hallberg | Flávio Ulsenheimer/CMC

Paranhos no cacete  

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), está apanhando e batendo forte nas refregas com adversários. Os pegas mais intensos do momento são entre ele e o vereador Fernando Hallberg (PDT), considerado pela imprensa política um dos dois únicos no Legislativo com postura oposicionista. O outro é Jorge Bocasanta (PROS). O parlamentar mantém fiscalização cerrada sobre o alcaide. Quase todo o dia pipocam denúncias via gabinete de Hallberg e tudo ganha a réplica dura do gestor. 

Perseguição mútua?  

O chefe do Executivo se considera perseguido e injuriado. O adversário não tem refresco e foi representado na Justiça meia dúzia de vezes por calúnia e difamação. Até agora, o vereador enjoado não perdeu nenhuma. Hallberg afirma tratar apenas de pautas públicas, sem ataques pessoais. Ele pretende manter a postura, recorrendo ao Gaeco, TCE e Ministério Público. 

Troca de partido   

Fernando Hallberg confirma disposição de disputar a reeleição. Embora existam especulações, ele continua sem comentar uma possível troca de partido na janela eleitoral de março. Ao lado dos pedetistas Serginho Ribeiro e Aldonir Cabral, o trio poderá deixar o grupo do deputado governista Márcio Pacheco, pré-candidato a prefeito.

Inês comanda o Progressistas

Inês é a única mulher pré-candidata | Divulgação

 

O Progressistas de Cascavel teve problemas internos e foi atropelado pelo deputado federal Ricardo Barros, dirigente maior da sigla no Paraná. Ele visitou o Show Rural Coopavel sexta passada e conversou firme com a executiva da provisória. Além de confirmar a advogada Inês de Paula pré-candidata à prefeita, não deixou por menos e “comunicou” aos navegantes que ela assumiria a presidência da sigla no lugar de Vilmar Melo. O pasteleiro da Mello’s pediu afastamento para preparar sua possível candidatura a vereador. A troca aconteceu nesta quarta (12), mesmo dia em que Inês foi diagnosticada com dengue. Ela faz tratamento em casa.

Barros x Paranhos   

Inês aceitou acumular responsabilidades e quer o time pacificado. Terá a parceria do vereador Mauro, candidato ao segundo mandato, e do irmão dele, o ex-vereador Mário Seibert, ressurgindo no cenário. Ainda na sexta, Barros conversou a sós com a prefeiturável e o atual chefe do Executivo, Leonaldo Paranhos (PSC), de olho na reeleição. A coluna apurou que o diálogo foi amistoso e cogitou possível alinhamento no futuro.

PRTB pretencioso

O major Arsênio e coronel Jeronymo | Divulgação

 

O major Arsênio, na reserva da PM, está levando a sério sua condição de pré-candidato a prefeito de Cascavel pelo PRTB28. Se intitulando representante autêntico da direita, no melhor estilo bolsonarista, o militar fez carreira e realizou bom trabalho na área do 6º BPM. A aptidão política é uma incógnita e cabe ao postulante comprovar o preparo indispensável à pretensão. O companheiro dele na futura chapa, caso registrada, será o coronel Jerônymo, do Exército. O presidente do partido, Paulo Moreira, avisa que a dupla não está de brincadeira e terá o apoio necessário. 

Teclados & Microfones 

Maycon Corazza

 

Cascavel é servida por dezenas de empresas na área de imprensa. O número cresce sem parar e a mão de obra nunca se movimentou tanto como agora. Os jornalistas Maycon Corazza (foto) e Jefferson Popiu, por exemplo, estão deixando as chefias dos portais CGN e Tarobá News, respectivamente, seguindo carreira solo. O primeiro ficou 10 anos com a família Formighieri, contratado em 2010 para substituir Popiu, quando este assumiu no time do diretor Jorge Guirado e ajudou na implantação do Portal Catve, sob a bandeira do empresário Assis Gurgacz. Antes, Corazza passou pelas rádios comunitária Novo Tempo e a Eldorado FM, no MS. Atuou ainda na Gazeta do Paraná e prefixos da Capital FM e CBN. O novo projeto, ao lado da esposa Camila, é tocar empresa voltada à assessoria de comunicação com resultados, pontua.

Popiu na pressão

Jefferson Popiu

 

Classificado no mercado como profissional de ponta, Popiu (foto) tem 34 anos de jornalismo e se afasta da gerência do Portal Tarobá News depois de 36 meses no Grupo Muffato. Antes fez parte da CGN, Catve, grupo Massa, revistas Gente & Notícia e Nova Fase. A saída foi pensada em família e visa focar atenção no cuidado da saúde. A pressão arterial começou a desregular e já forçou cuidados especiais. Popiu tem planos e não pretende se afastar do setor em que é capacitado.  Boa sorte a todos.

Brugnerotto X Parra   

O vereador Rafael Brugnerotto (PSB), contrariou seu colega Roberto Parra (MDB), afirmando à coluna nunca ter tratado sobre ingressar no antigo PMDB.  E, caso decida mesmo deixar sua atual sigla, se for rumo ao MDB tratará com quem comanda. “Eu nunca falei com o Parra para ir pro MDB, muito menos recebi um não. Se um dia existisse ou exista esta conversa, não a começaria com ele”, cutuca Brugnerotto.

Alfredinho sem partido

Alfredo Kaefer

 

Se engana quem pensa ser o ex-deputado federal Alfredo Kaefer “bananeira que já deu cacho”, e morreu como político. Longe disso, ele está bem vivo e fazendo planos de voltar a disputar eleição. A primeira decisão foi desfiliar do Progressistas. O comunicado à nova presidente Inês de Paula está sendo encaminhado.

Marcon na equipe   

Alfredo Kaefer recontratou o agrônomo Luiz Carlos Marcon que voltou a assessorar o empresário. Os contatos eleitorais Paraná afora estão sendo reativados. Se tudo correr bem, o retorno às urnas poderá acontecer em 2022. Até lá, a prioridade do empresário continua sendo colocar os negócios em ordem e recuperar os direitos políticos ainda suspensos.

Apoio a Paranhos   

Por enquanto, certo mesmo é o apoio dele ao projeto de reeleição do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *