Você já ouviu falar em Infiltração?

A infiltração é um procedimento que pode ser utilizado em várias articulações, como joelho, ombros, quadril, mãos, pés, tornozelos, mandíbula, cotovelos, coluna

A infiltração no joelho ou outras articulações significa injetar medicamentos como corticoides ou ácido hialurônico em gel diretamente no espaço articular, para melhorar um quadro de dor ou tratar lesões. E não se preocupem, NÃO DÓI.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Essa é uma alternativa utilizada por muitos profissionais, sobretudo em casos mais agudo, e em casos muito crônicos.

Para que serve infiltração?

A infiltração é um procedimento que pode ser utilizado em várias articulações, como joelho, ombros, quadril, mãos, pés, tornozelos, mandíbula, cotovelos, coluna.

A infiltração nunca é feita no osso, mas sim no espaço da articulação, ou seja, no espaço entre tíbia e fêmur, por exemplo, no caso do joelho.

É um procedimento muito utilizado em casos de doenças degenerativas como artrite reumatoide, reumatismo, artrose degenerativa e em casos de traumatologia esportiva.

Muitos atletas, utilizam desse recurso, antes das partidas de futebol, para melhorar a sua performance, em caso de dor residual.

O objetivo da infiltração é diminuir a dor, bem como diminuir a inflamação ou estimular a produção de líquido sinovial, que é um líquido produzido pela membrana sinovial e que atua na lubrificação das articulações.

Dessa forma, a infiltração melhora não só a dor, mas reduz o desgaste da articulação, melhorando a funcionalidade do complexo articular de todo o organismo, gerando mais equilíbrio da distribuição de forças.

Muito utilizado na Medicina Física e Reabilitação Fisioterapeutica, para facilitar o processo de recuperação das lesões.

Quais são as medicações utilizadas nas infiltrações?

As principais medicações a serem utilizadas para infiltração são anestésicos, corticoides, glucosaminoglicanos e ácido hialurônico (ou líquido ou em gel).

Indicações das infiltrações

Dor localizada crônica ou aguda;

Pacientes com osteoartrite ou artrose e apresentando dores frequentes;

Pacientes com anquilose da coluna.

Pacientes com doenças degenerativas e dores na região do joelho, quadril, ombros, cotovelos;

Casos de LER e DORT.

Artrite reumatoide das articulações;

Atletas profissionais e amadores, com dores no joelho.

Trabalhadores rurais, com problemas na coluna.

Escritores, digitadores, profissionais que usam muito a força no trabalho.

Quais são os riscos e efeitos colaterais da infiltração?

Quando realizado por um profissional capacitado, experiente e quando corretamente indicada, a infiltração no joelho costuma dar bons resultados e não ter nenhum efeito colateral.

Imediatamente após a infiltração, a articulação pode apresentar inchaço e o paciente pode sentir incômodo local e dor, diferente devido ao aumento da presença de líquido na cavidade onde foi realizada, mas após algumas horas, e movimento essa dor passa.

O risco de infecção é de 1 para 70.000, ou seja, bastante baixo.

Outra complicação é a sinovite reacional, mas essa é uma situação que pode ser resolvida com facilidade utilizando anti-inflamatórios via oral.

Seus resultados são bastante conhecidos e animadores, porém não duram eternamente. Dessa forma, o fortalecimento muscular e exercícios de mobilidade articular permanecem necessários. O tratamento conservador com Osteopatia, ganho de mobilidade e técnicas de fisioterapia é fundamental para a recuperação total do paciente.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *