A Controladoria-Geral do Estado (CGE) oportuniza a alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Médio, do Colégio Estadual do Paraná, a ampliação do horizonte acadêmico e de cidadania, além de ajudar na preparação para vestibulares e para o Enem. Os estudantes foram convidados a participar do II Concurso de Redação da CGE e puderam ouvir o depoimento transformador da ganhadora da primeira edição.
Nesta quinta-feira (10), a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, apresentou o projeto aos representantes de turma. Esta edição do concurso tem o tema “A utilização da Inteligência Artificial como ferramenta para o exercício do controle social: avanços, desafios e cuidados necessários”. A conversa instigou os estudantes a pesquisarem sobre controle social e as ferramentas disponibilizadas pela CGE.
Ela explicou que foi feita parceria com a Fapi (Centro Universitário de Pinhais), que dará bolsas de estudo aos ganhadores. Caso o estudante não queira o prêmio, ele pode redirecionar a bolsa para um familiar próximo.
CIDADANIA– “A CGE cumpre seu papel de estimular a cidadania e o pensamento crítico. Por isso, direciona esta atividade aos jovens, que são os gestores e cidadãos de amanhã. Queremos que eles entendam que todos podem participar e influenciar a gestão pública e repliquem esse conhecimento em suas comunidades”, explicou Leticia.
A diretora do turno da manhã, Leisa Moreira Melhoretto Niehues, elogiou a oportunidade levada aos alunos. “A gente percebe que os estudantes se sentem motivados a essas participações. É muito importante para a escola essa parceria”, disse.
MUDANÇA– O ponto alto do encontro foi o depoimento de Ângela Pienegonda Terres, ganhadora da primeira edição do concurso, que teve como tema “A corrupção, seus reflexos comportamentais e impacto na sociedade”.
“O concurso possibilitou a mudança na minha vida, por meio da educação, e que eu encontrasse minha vocação. Estou me formando no curso do Direito, aproveitei muito este presente que ganhei. Agora, busco mudar a vida das pessoas assim como a CGE mudou a minha”, relatou Ângela que está a dois meses de se formar na Fapi.
Para ela, ter sido instigada a tratar daquele assunto proposto pela CGE foi muito positivo. “Abriu minha visão, mostrando que existem outras possibilidades além do vestibular. Também pude conhecer a função da Controladoria, o que é controle social e como pode ser feito através da mudança social e da educação”, lembrou Ângela.
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PARTICIPAÇÃO SOCIAL– Maria Elenise Elias, chefe da Divisão Educacional, comentou que o papel da escola está muito além de ensinar conteúdos acadêmicos. “Trabalhamos a cidadania e a participação social. Percebo que os alunos se sentiram motivados por entender o que é controladoria e funções da inteligência artificial além do chatGPT, e também porque pode modificar a vida deles e dos familiares”, resumiu.
A escolha da atividade de redação, com regras similares ao Enem, vai contribuir para a preparação dos estudantes, segundo Camila Marcelina Pascoal, da Coordenação de Língua Portuguesa. “Temos priorizado a escrita, na nossa escola. A produção textual contribui muito para formação do cidadão. Se você vai ao mercado ou fazer uma compra, percebe a forma que a pessoa atente e como ela fala”, comentou Camila.
O coordenador de Transparência e Controle Social, Matheus Gruber, e a coordenadora de Desenvolvimento Profissional, Mirian Simões, ambos da CGE, também participaram da conversa com os representantes de turma.
O edital do concurso está disponível no site da CGE, na aba Transparência. Os ganhadores serão conhecidos no 2º Congresso de Governança Pública da CGE-PR – O uso da tecnologia como ferramenta de gestão, programado para os dias 3 e 4 de dezembro.
Fonte: Secom Paraná
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