Edital garante maior compra de transmissores da TV Paraná Turismo em 35 anos

Foto: Erlon Antunes/TV Paraná Turismo

A Secretaria de Comunicação do Paraná publicou, nesta terça-feira (17), no Diário Oficial do Estado, o edital para a aquisição de equipamentos e sistemas destinados à ampliação da transmissão digital da TV Paraná Turismo. Com um valor máximo estipulado em R$ 4.4 milhões, o investimento prevê a compra de transmissores, antenas, multiplexadores, encoders e outros sistemas necessários para expandir a cobertura do sinal de alta definição da emissora para oito regiões paranaenses, tornando-se o maior investimento da emissora nos seus 35 anos.

Os novos equipamentos irão fortalecer a presença da TV Paraná Turismo em mais localidades e ampliar o acesso ao conteúdo oferecido pela emissora pública, cujo enfoque está na divulgação de informações sobre o turismo, a cultura, o esporte e os principais acontecimentos no estado, bem como na valorização e promoção do desenvolvimento socioeconômico paranaense. Além da programação jornalística, que cobre os principais acontecimentos no Estado, a emissora transmite programas que exploram a diversidade de paisagens e culturas que compõem o Paraná.

“A aquisição é um marco na modernização da TV Paraná Turismo. Ela vai permitir que a emissora alcance ainda mais lares paranaenses com alta qualidade. O Governo investe para garantir que a população tenha acesso a uma programação que valoriza o turismo, a identidade, a economia e os acontecimentos regionais”, diz o secretário de Comunicação, Cleber Mata.

Entre os itens que serão adquiridos estão um transmissor de 5000 W, dois transmissores de 1000 W, três de 500 W, um de 250 W e outro de 100 W, além de antenas, cabos coaxiais, um multiplexador de alta definição, um encoder HD/SD/OneSeg e uma antena de recepção de satélite com LNB. A compra também inclui diferentes modelos de antenas, com potências que variam entre 500 W e 10 kW, adequadas para a transmissão em várias regiões do estado. No caso dos transmissores, que compõem a maior parte das aquisições previstas, será exigida uma garantia contratual de 36 meses.

O edital detalha que o transmissor de 5000 W será instalado em Curitiba. Matinhos, Palotina, Foz do Iguaçu, Londrina, Campo Mourão, Umuarama e Cornélio Procópio, por sua vez, receberão transmissores de diferentes potências. Quando instalados, os aparelhos permitirão que o sinal digital da TV Paraná Turismo alcance aproximadamente 70% da população do Paraná por sinal terrestre.

A licitação para a compra dos equipamentos e sistemas de transmissão tem como prazo para acolhimento, abertura e divulgação das propostas as 9h do dia 27 de setembro de 2024. A sessão de disputa de lances está marcada para iniciar às 10h do mesmo dia. Com a finalização do processo, a expectativa é de que os novos sistemas estejam em operação nos próximos meses, para garantir uma cobertura mais robusta e abrangente para a TV Paraná Turismo e beneficiar espectadores em diversas cidades.

TRANSMISSÃO –Atualmente, a programação pode ser assistida pelos canais 9.1 UHF na tevê aberta de Curitiba e região metropolitana – e futuramente nas novas praças dos transmissores – e canal 509 na Claro/NET. Desde o ano passado a transmissão é feita para todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, pelo canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 pela Star One D2, além de operadoras de TV a cabo. A programação ao vivo também está disponível no site da TV Paraná Turismo.

FUTEBOL –A TV Paraná Turismo vem se consolidando como parceira do esporte estadual. Por meio de uma parceria com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), a emissora transmitiu pelo segundo ano consecutivo os principais jogos da segunda divisão do Campeonato Parananense de Futebol. O futebol estadual também já havia contado com a cobertura da Primeira Divisão, no início do ano. Atualmente, algumas partidas da Série B do Brasileirão também recebem transmissão da TV Paraná Turismo

DESTAQUES –Além disso, a TV Paraná Turismo se destaca por sua atuação no jornalismo. Recentemente, a emissora foi reconhecida no 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo – Paraná, com três reportagens finalistas . As produções, que incluem conteúdos sobre turismo rural e artesanato, concorrem nas categorias de Jornalismo em Vídeo.

Fonte: Secom Paraná

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *