Proteger nossas crianças e nossos adolescentes. Esse é o foco das ações do Maio Laranja, mês de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual dos menores de idade. Em Cascavel, ações de combate e de orientações estão sendo realizadas em várias unidades na rede de atendimento da Secretaria de Assistência Social. O objetivo é estimular a quebrar o silêncio e incentivar a denunciar os abusadores, por meio do Dique Denúncia 181, da Polícia Civil.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
Conforme dados da Vigilância Socioassistencial da Seaso, Cascavel identificou 29 casos de abuso sexual e um de exploração sexual neste ano de 2022. O bairro Universitário, com cinco desses registros é o que mais tem notificações. Em seguida, está o Interlagos, com quatro confirmações.
O ápice das ações será nesta sexta-feira (20), com o Painel Maio Laranja, promovido pela Secretaria, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, em parceria com a Câmara de Vereadores. O evento será às 9h, na Câmara. Para participar, é preciso se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5rJVzfSuT8BlMQ86NqP2aqzglQjqt2fi-7srfSr1FNu-SWA/viewform?usp=sf_link. As vagas são limitadas. O evento também será transmitido online através do link: https://youtu.be/r1moKlJSkRo.
Conforme a assistente social da Seaso, Poliana Lauther, as ações são importantes para chamar atenção dos profissionais que prestam serviços na área e também das famílias. “Durante toda a semana estão sendo realizadas capacitações para os profissionais e também atividades com as crianças, adolescentes e suas famílias que trazem a reflexão, buscam a prevenção à violência e também que quando, infelizmente ocorrer, que os casos sejam denunciados”, pontua.
Segundo ela, as atividades têm como foco levar informação, prevenir e promover a garantia de direitos. “Ensinam as crianças e adolescentes que eles devem ser respeitados, levam informação à família para proteção e os profissionais subsidiam em como identificar e atender as situações”, detalha Poliana.
Na política de Assistência Social de Cascavel, o principal equipamento que atende situações de violação de direitos são os Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que buscam a realização da proteção à família para superar a violação, evitando a medida protetiva de acolhimento.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário