A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena emitiu nota externando a preocupação, assim como de toda população, quanto a falta de atendimento médico nas unidades de Saúde.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
Segundo o Secretário Daltro Neis, o município conta hoje com o serviço de 11 profissionais médicos distribuídos em 9 unidades básicas de saúde. Sendo, 4 profissionais do quadro de servidores públicos e 7 profissionais do programa mais médicos. Ocorre que destes profissionais, 2 encontram-se de atestado médico.
Ele lembra que, somente neste início de ano houve a aposentadoria de um profissional, outro profissional solicitou exoneração e um profissional se desligou do programa Mais Médicos.
A disposição ideal de profissionais médicos: a) 2 – Para cada unidade eSF e b) 1 – Para cada unidade eAP. O que totalizaria a necessidade de 15 profissionais para a atender este mínimo e dentro do possível, mais profissionais para a cobertura das férias.
“Estamos correndo com todos os meios possíveis para repor os profissionais médicos faltantes, alguns processos são mais demorados, mas não podemos fugir dos tramites legais. Estou muito preocupado e não estamos poupando esforços para resolver este problema. Sabemos também que esta falta de atendimento vem sobrecarregar o Pronto Socorro do Hospital Micheletto, o que prejudica também o andamento habitual do hospital”, afirmou Daltro A. Neis, Secretário Municipal de Saúde.
O que está sendo feito:
1) Na data de hoje ocorreu o pregão para a contratação de profissionais para atender na Unidade de Saúde Central, sendo 2 profissionais atendendo entre as 7hs e 19hs.
2) Também, alguns tramites vem sendo adotados desde o início de fevereiro para a realização de um processo seletivo público. O PSP será realizado para suprir a demanda por médicos, dentistas e auxiliares.
3) Pelo Programa Médicos Pelo Brasil, o município de Santa Helena foi contemplado com 4 vagas. Fato importante a salientar, na data de ontem o Ministério da Saúde liberou aos gestores municipais, um formulário para indicação da data de início destes profissionais, onde se indicou o mês de abril/22. A seleção do Programa Médicos Pelo Brasil se deu através de prova, a qual terá seu resultado homologado no dia 05/04/2022. Este programa é de extrema importância para o município, tendo em vista que o Programa Mais Médicos será extinto, ou seja, conforme os contratos forem terminando não serão mais renovados.
“Pedimos a compreensão da população em geral, bem como seu apoio, dentro de poucos dias alguns resultados já serão vistos. É bem provável que na próxima semana já teremos assinado a contratação dos profissionais para a unidade central, respeitando os prazos legais do processo licitatório. Estamos muito confiantes para o inícios dos atendimentos destes quatro profissionais do Programa Médicos pelo Brasil, no mês de abril”, concluiu.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário