Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite visitou Aterro Sanitário de Cascavel

Foto: Celso Romankiv

Antes de vir à Cascavel o Ministro Joaquim Leita já havia visitado o Centro de Bioenergia e no Aterro Sanitário em Toledo; na EnerDinBo, em Ouro Verde do Oeste; na Mini Central Termoelétrica de Biogás, em Entre Rios do Oeste; na Unidade Produtora de Desmamados da Unidade de Produção da LAR, em Santa Helena.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Joaquim Leite, fez visitas técnicas a cases de sucesso na região, com destaque para a produção de energia limpa através do biogás, gerada a partir do tratamento de resíduos agrícolas e industriais. Na agropecuária, os resíduos orgânicos que iriam para aterros são reaproveitados para geração de energia. Essas visitas às unidades de geração de energia limpa da região, servirão de referência para a implantação do programa de redução de metano do Governo Federal.

A iniciativa incentiva a transformação de resíduos orgânicos, produzidos em âmbito urbano ou rural, em biocombustível, e contará com o auxílio financeiro de bancos públicos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O ministro destacou as ações socioambientais da região. “O que aconteceu aqui foi que eu encontrei soluções para os problemas do clima. Ao invés de falar de problemas estamos falando de soluções climáticas lucrativas. Eu conversei com um produtor que recebe R$ 4 mil  por tratar o seu resíduo e transformar em biogás e eu conversei com uma grande cooperativa que também consegue gerar energia que vem de resíduos. Os dois, além de energia, agora podem gerar biometano que é um gás que futuramente será  usado em veículos pesados como caminhões e tratores e os biofertilizantes. Vocês estão de parabéns porque vocês estão dando uma solução real para  a  emissão de metano na atmosfera e quando ele é transformado em energia você reduz a emissão de metano. O  Brasil é solução e Cascavel é parte do desafio climático global”, afirmou.

Projetos

Durante a visita foi entregue ao ministro e seus auxiliares, o projeto da construção da nova sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que será edificada no Parque Vitória somando-se ao complexo educacional do Ecoponto Manaus; investimentos de R$ 4 milhões.

Na oportunidade também foi destaque as futuras, instalações de placas voltaicas. As placas serão responsáveis pela geração de 2,5 mega watts por hora.

A produção contribuirá para a economia de energia dos próprios públicos (parques, escolas, unidades de saúde). Isso, também auxiliará no abastecimento dos ônibus elétricos que farão parte da frota de veículos do transporte coletivo no próximo contrato de concessão.

 

 

 

 

 

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *