Os permissionários atacadistas e produtores que comercializam hortigranjeiros na Ceasa Curitiba receberam, na manhã desta quinta-feira (26), as primeiras atividades da campanha “Ceasa Limpa”, que visa manter o ambiente organizado e limpo e conscientizar sobre os benefícios destas atitudes.
A campanha teve início em tenda montada em frente ao Mercado do Produtor da unidade, onde técnicos e funcionários das secretarias municipais do Meio Ambiente, da Saúde, da Vigilância Sanitária, da Administração Regional do Tatuquara e da Ceasa explicaram os objetivos e as ações iniciais.
A Família Folhas, da campanha da Prefeitura de Curitiba de incentivo à separação de resíduos, também esteve no evento e recebeu alunos e professores da Escola Municipal Rio Bonito, de Campo do Santana, que participaram depois do programa “Ceasa Recebe”. Eles ouviram dicas de como ajudar a manter e melhorar o meio ambiente, evitando o descarte incorreto de produtos, assim como promover o reaproveitamento de alimentos.
O diretor administrativo e financeiro da Ceasa Paraná, João Luiz Buso, destacou iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade já adotadas . “Já temos vários trabalhos realizados nos nossos mercados, como o programa Banco de Alimentos – Comida Boa, que aproveita e distribui para entidades sociais alimentos em bom estado para consumo”, disse ele.
Buso citou, ainda, os três Ecopontos instalados no mercado, que auxiliam a destinar corretamente os materiais recicláveis, que depois são encaminhadas para a empresa CS Bioenergia (que os transforma em energia), além da instalação de usina fotovoltaica na unidade. “Estamos promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade entre todos os agentes envolvidos na Ceasa, além do descarte consciente”, completou Buso.
FOLHETOS EDUCATIVOS –A campanha “Ceasa Limpa” prosseguirá até quarta-feira (1/11). Divididos em equipes, os representantes dos órgãos que participam da iniciativa visitarão cada uma das 419 empresas instaladas nos pavilhões da unidade e junto ao Mercado do Produtor.
Nesses contatos, as equipes de técnicos, além de explicarem os objetivos da campanha, estão distribuindo folders e guias educativos com informações sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos e resíduos orgânicos no mercado, e a separação correta para destinação adequada.
RECICLAGEM –Ainda entre os objetivos da campanha estão promover a reciclagem e a reutilização de materiais dentro do ambiente Ceasa e orientar os comerciantes e clientes sobre as práticas de consumo consciente. Outro ponto destacado pelos participantes é implementar sistemas internos de gestão de resíduos mais eficientes e ecológicos no mercado.
Também estão sendo distribuídas informações sobre o que é lixo comum e lixo reciclável, como evitar a proliferação de insetos (mosquitos, aranha-marrom, escorpiões) e doenças transmissíveis. As ações abrangem, ainda, orientação sobre programas municipais de compostagem, descarte correto de objetos e até risco do tabagismo. Uma equipe da secretaria municipal da Saúde também esteve presente no evento com um trailer para fazer vacinações aos interessados..
PRESENÇAS –Além da diretoria da Ceasa Paraná, participaram do lançamento da campanha “Ceasa Limpa”, Marcelo Ferraz, administrador do Distrito Sanitário da Regional do Tatuquara, e Luciana Usmam, supervisora do Distrito; Leila Maria Zem, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Curitiba, e Paulo Salesbram, presidente do Sindicato dos Permissionários das Centrais de Abastecimento de Alimentos – Sindaruc.
Fonte: Secom Paraná
Deixe um comentário