A duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, na BR-163, região Oeste do Paraná, chegou a 86% de conclusão. A obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e tem 19,07 quilômetros de extensão, somando o segmento principal com o novo acesso à Avenida Brasil. É fruto de uma parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e Itaipu Binacional. O investimento é de R$ 67,99 milhões, custeado pela hidrelétrica.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NA COMUNIDADE. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.
Os serviços estão próximos da conclusão, com terraplanagem já finalizada. Por causa das chuvas, houve um pequeno atraso para entrega, já ajustada através de aditivo de prazo e sem alteração de custos. A pavimentação está praticamente concluída em todo o trecho, sendo executados agora o micronivelamento de pavimento rígido, instalação de bueiros e sarjetas para drenagem.
Nas obras de arte especiais, o viaduto do entroncamento com a BR-277, feito em concreto armado, tem 99,18% de execução; e a ponte sobre o Rio das Antas, próximo ao entroncamento com a BR-467, está em 96,84%. Restam somente a implantação das lajes de transição e serviços complementares.
Tanto o trecho duplicado da rodovia federal quanto o novo acesso estão recebendo últimos detalhes, como serviços de paisagismo, hidrossemeadura, pintura de sinalização, instalação de placas e defensas metálicas, calçadas, iluminação e barreira de concreto.
A obra tem início a cerca de 500 metros do viaduto no entroncamento com a BR-277 e segue até o viaduto de entroncamento com a BR-467. A nova pista da BR-163 tem extensão de 14,28 quilômetros em pavimento rígido de concreto, sendo separada da pista já existente por um canteiro central de 10 metros. A rodovia passa a ter duas pistas de 3,6 metros cada, além de acostamento externo de 2,5 metros e acostamento interno de 1 metro.
O acesso para o município foi pavimentado (estrada Charrapal) até a Avenida Brasil, em uma extensão de 4,79 quilômetros. Neste novo acesso, existe uma ligação em “Y” entre a Avenida Brasil e a Avenida Tito Muffato, duas das principais vias de Cascavel, com opção de deslocamento tanto para o Centro da cidade quanto para o sentido Santo Inácio e sentido Santa Cruz, bairros que concentram o polo universitário da região.
Fonte: Secom Paraná
Deixe um comentário