Mais de 50 profissionais ligados à área, sendo 10 presidentes de associações, representarão o Paraná no Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), em sua 32ª edição, que acontece até o dia 22 de outubro, em Florianópolis. O evento é o maior da agronomia brasileira e nele serão debatidos assuntos relevantes para a sociedade e para o agronegócio brasileiro.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
Este ano, o evento traz como eixo principal: Desafios Profissionais no Mundo em Transformação. Entre os temas, o CBA debaterá: formação profissional; oportunidades de trabalho, desenvolvimento rural; desafio da sustentabilidade; código florestal; agricultura 4.0; inteligência artificial; segurança alimentar; cooperativismo, sistemas inovadores de produção, entre outros.
Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Clodomir Ascari, destacou a importância da participação da comitiva paranaense. “O evento trará debates sobre temas atuais em nossa área de atuação. Além do compartilhamento de informações e conhecimentos, o CBA será uma importante possibilidade de networking para profissionais da área, estudantes e entusiastas do agronegócio brasileiro”.
Segundo Clodomir, a participação de presidentes de Associações de Engenheiros Agrônomos de diversas regiões do Paraná também se faz fundamental para o desenvolvimento do agronegócio paranaense. “Certamente todo o conhecimento que tivermos acesso durante o evento, será replicado nas regiões paranaenses se fazendo chegar até os produtores, profissionalizando cada vez mais a atividade no campo”.
Este ano, em sua Palestra Magna, o CBA traz o Engenheiro Agrônomo Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 devido ao trabalho de impulsionamento do agronegócio brasileiro, quando criou e foi líder da revolução agrícola tropical sustentável que transformou o Brasil em potência agroalimentar global e trouxe novos horizontes para a segurança alimentar mundial.
Presidente do Confaeab (Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), Kleber Santos, falou sobre a participação de Paolinelli no evento. “O ex-ministro foi e é exemplo de inspiração no agronegócio. E agora, diante deste novo normal, somos mundialmente reconhecidos pelo papel relevante de abastecimento de alimentos, fibras e energias renováveis”.
CBA
O evento tem abrangência nacional e é focado nos profissionais do setor agrário, alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, consultores técnicos e profissionais, mas também será aberto a todos aqueles que têm interesse nos temas que serão abordados.
Pela primeira vez em sua história, o CBA acontecerá de forma híbrida. Ou seja, seu formato será presencial e haverá transmissão on-line. Isso permitirá que congressistas que não puderam participar de forma presencial possam acessar de forma remota toda a programação do evento.
Programação
Em sua programação, o evento trará palestras com temas relevantes, minicursos, mesas redondas e painéis de debates sobre temas ligados à Agronomia e o novo mundo, voltados especialmente à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população. Ao todo, serão 15 painéis com aproximadamente 40 palestrantes nacionais e internacionais, entre eles Alejandro Luis Bonadeo, vice-presidente da Associação Mundial dos Engenheiros Agrônomos (AMIA), e também o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que falará sobre Agricultura no Mundo em Transformação. Entre os painéis, serão abordados temas como: Gênero e Intergeracionalidade na Atividade Profissional; Exercício e Ética Profissional no Mundo em Transformação; Qualidade de Ensino e Formação Profissional; Organização Profissional; Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária; Recursos Hídricos e Conservação do Solo; Agricultura, Mudança Climática e Agrobiodiversidade, entre outros.
A programação completa poderá ser acessada no site do CBA, no www.cba-agronomia.com.br
BOX
Pelotas será cidade sede do CBA 2022
Em Assembleia realizada na tarde da última terça-feira (19), em Florianópolis, no Centro de Convenções, a Confaeab (Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil) definiu a escolha da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, como a sede para o Congresso Brasileiro de Agronomia em 2022. A votação contou com a participação de representantes de diversas entidades ligadas à Confaeab e a escolha da cidade gaúcha foi unânime.
O presidente da entidade, Kleber Santos, destacou a importância da escolha e a responsabilidade. “Felicito a cidade de Pelotas por ser escolhida como a sede do CBA 2022. Tenho plena certeza que a cidade promoverá um evento grandioso e que ficará marcado como referência pela união de entidades e encontro de grandes profissionais que são referência na área para debatermos o futuro da agronomia”.
Assessoria de Imprensa FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná)
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário