A Secretaria Municipal de Segurança Pública (Sesppro) divulgou um balanço das ações realizadas ao longo de 2023, que mostra um aumento de 32,3% nas ocorrências atendidas pela corporação em relação ao ano passado. O gráfico revela que, neste ano, os agentes da Guarda Municipal atenderam a 6.684 ocorrências, em comparação com as 5.052 ocorrências atendidas no ano passado.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
Os casos atendidos de flagrante delito cresceram de 801 no ano passado para 1.224 em 2023, um aumento de 52,8%. As apreensões de armas de fogo aumentaram em 76,4%. Foram 17 armas apreendidas em 2022, enquanto ao longo dos 12 meses deste ano foram 30.
Os agentes da Guarda Municipal abordaram e prenderam 152 pessoas com mandados de prisão em aberto neste ano. No ano passado, foram 82 prisões, o que representa um crescimento de 85,3%. As prisões por tráfico de drogas aumentaram em 63,6%, saindo de 33 casos em 2022 para 54 em 2023. No mesmo período, houve um aumento significativo na recuperação de veículos, passando de 194 para 230, o que representa um aumento de 18,5%.
A Guarda Municipal atendeu neste ano a 425 casos de violência doméstica, um número 37% superior a 2022, quando foram registradas 310 ocorrências dessa natureza.
Novos desafios
Segundo o Secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes Oliveira, o desafio para o ano que vem será ainda maior.
“Em 2024, pretendemos criar mais um grupo de atuação, o Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que já está em fase final de elaboração e iniciando treinamento específico com instrutores das Guardas Municipais de Foz do Iguaçu, Arapongas e São José dos Pinhas, além de servidores do próprio quadro”, enfatiza o secretário.
Além disso, na semana passada, o prefeito Leonaldo Paranhos anunciou que o antigo espaço da Escola Municipal Kelly Christina Correa Trukane, no bairro Morumbi, será transformado em um complexo de segurança.
“Isso permitirá que a Guarda Municipal e a Guarda Civil Patrimonial tenham espaços próprios para suas capacitações e treinamentos necessários à profissionalização de seus integrantes”, destaca.
Forças de segurança
A Guarda Municipal tem auxiliado o trabalho das demais forças de segurança do Município, contribuindo para aumentar a sensação de segurança da população e elucidar crimes. Um exemplo foi o femicídio de uma mulher em situação de rua, registrado no Parque Tarquínio. O suspeito do crime foi preso na véspera de Natal na cidade de São Miguel do Iguaçu. Em nota, a Polícia Civil destacou a importância do trabalho de levantamento de dados das pessoas em situação de rua feito pela Guarda Municipal antes do crime para a prisão do autor. Esse levantamento foi feito em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Seaso).
“Durante as investigações, o apoio fundamental da Guarda Municipal de Cascavel foi crucial para esclarecer o crime. As ações prévias de abordagem e identificação de moradores de rua, realizadas por essa instituição antes do crime, agilizaram as ações da Delegacia de Homicídios”, diz a nota.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário