Vereador indígena comanda posse da Câmara em Diamante do Oeste

Teodoro Tupã Jeguavy Alves conduziu a sessão de instalção da nova legislatura | Foto: Reprodução redes sociais

Um momento histórico marcou a política de Diamante do Oeste nesta quarta-feira (1°). Pela primeira vez, uma sessão de posse da Câmara Municipal foi aberta e conduzida por um vereador indígena. Teodoro Tupã Jeguavy Alves, do Partido dos Trabalhadores (PT), assumiu esse papel, representando o povo Guarani e reforçando a luta pelos direitos territoriais e constitucionais dos povos indígenas no Paraná e no Brasil.

A solenidade, repleta de simbolismo, destacou a importância da inclusão e da representatividade na política local. A presença de Tupã na liderança do evento foi vista como um sinal de esperança para os povos originários e uma demonstração de que passos importantes estão sendo dados rumo à valorização das culturas indígenas.

Eleição da Câmara

Após a instalação da nova legislatura com a posse dos vereadores, quase todos estreantes, uma vez que apenas dois são reeleitos, houve a eleição da mesa diretiva. Foi eleito presidente do Legislativo o vereador Orestes Batista (PP).

Os demais cargos da mesa foram ocupados por Jennifer Cristanek Marques (vice-presidente), Rafael Gomes (primeiro secretário) e Josimar Sales (segundo secretário). Além destes, também assumiram seus mandatos os vereadores Leonel dos Santos Leonardo, Teodoro Tupã, Nilton Nascimento, Maria Mendes e Sandro Buss.

Os vereadores que integram a nova legislatura | Foto: Correio do Lago

Posse do prefeito e vice

Eleito o novo presidente da Câmara, este, por sua vez conduziu a posse do novo prefeito e do vice-prefeito, Amarildo Aparecido da Silva (MDB) e Vitor Prodozzimo (PT), respectivamente. 

O evento contou com a participação especial do padre Alexandre Ledur, Paulo Porto, representante da Itaipu Binacional, e de Osmar da Silva, ex-vice-prefeito e pai do atual prefeito Amarildo.

Amarildo Aparecido da Silva recebe as chaves da Prefeitura | Foto: Correio do Lago

 

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *