A primeira pesquisa eleitoral divulgada em 2024 confirma o nome de Edgar Bueno na liderança da corrida eleitoral para a prefeitura de Cascavel. Levantamento espontâneo (quando não são citados nomes) feito pelo Instituto SDS Pesquisas e divulgado na edição desta terça-feira (6) do jornal O Paraná, mostra o ex-prefeito com 10,18% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual vice-prefeito Renato Silva, com 7,34%, e em terceiro, o deputado estadual Marcio Pacheco, com 5,66%.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
Os deputados estaduais Gugu Bueno e Batatinha apartecem ambos com 3,1%, o presidente da Câmara Alécio Espínola com 1,62%, o deputado Professor Lemos, o ex-vereador Paulo Porto e o economista Henrique Mecabô somam 1,44% cada um. Ainda foram lembrados o vereador Romulo Quintino, o empresário Valdinei Silva, os ex-deputados Frangão, Roman e Adelino, além da vereadora Liliam, o empresário Marcus Vinícius, o ex-prefeito Dr. Lísias, o ex-vereador Boca Santa, o secretário Valter Parzianello, o empresário Assis Gurgacz, o deputado Nelsinho Padovani e o ex-vereador Cabral, todos com menos de 1% das intenções de voto.
Um total de 59,40%, ou seja, bem mais da metade dos entrevistados não informou em quem votaria.
Não houve a divulgação de números de pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos. Possivelmente estes dados serão divulgados em edições futuras do jornal.
Dados da pesquisa
A pesquisa realizada pelo Instituto SDS está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-00590/2024. Ela foi realizada nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2024, com 830 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?
O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.
O Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.
Fonte: O Paraná
Deixe um comentário