O deputado federal paranaense Zeca Dirceu (PT) será o líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, em Brasília. O nome do deputado foi escolhido pela bancada do PT na tarde desta quinta-feira (5).
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
A liderança de Zeca Dirceu durará, a princípio, durante os primeiros dois anos desta legislatura, 2023 e 2024. Em 2025 ficou acordado entre os petistas que a liderança passará para o deputado federal pelo Rio de Janeiro Lindberg Farias (PT).
Natural de Umuarama, no noroeste do Paraná, Zeca Dirceu começou na política em 2001, como secretário de Indústria e Comércio de Cruzeiro do Oeste (PR). Dois anos depois, passou a exercer a coordenação regional das ações da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná.
Em 2004 foi eleito prefeito de Cruzeiro do Oeste. Já no segundo mandato à frente da Prefeitura foi nomeado vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em 2009. No ano seguinte, em 2010, foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal pelo PT do Paraná.
Em 2023 ele inicia o terceiro mandato seguido na Câmara dos Deputados.
O deputado é filho do ex-ministro-chefe da Casa Civil do primeiro governo Lula, Zé Dirceu. Zeca também aparece entre os cotados para ocupar o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.
Ele comentou a escolha do partido em vídeo postado nas redes sociais.
Fonte: Gazeta do Povo
Deixe um comentário