Ato terrorista em Brasília deve antecipar ações do novo governo contra manifestações

Flavio Dino, futuro ministro da Justiça

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) disse nesta segunda-feira (26) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve antecipar ações no dia 1º de janeiro, data da posse, contra as manifestações na frente dos quartéis para evitar uma “situação de instabilidade” no país.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

Em entrevista à GloboNews, Dino disse que espera “providências” nesta semana das Forças Armadas e do atual governo para desmobilizar os manifestantes que defendem um golpe militar como caminho para evitar a posse de Lula. Caso isso não aconteça, medidas devem ser adotadas pelo novo governo já nas primeiras horas do dia 1º, antes mesmo da solenidade de posse do novo presidente.

“Vamos tomar as providências para que nas primeiras horas do dia 1º já haja um comando efetivo. No momento em que se esvai um mandato presidencial, a posse em si é uma formalização de algo que a Constituição impõe, o mandato presidencial cessa à meia-noite do dia 31 de dezembro”, disse Dino.

As declarações foram feitas após a prisão do bolonarista George Washington de Oliveira Sousa, no sábado (24), sob a acusação de tentar explodir um caminhão de combustível em via próxima ao aeroporto de Brasília. O episódio acendeu o alerta sobre possíveis atos que possam interferir na cerimônia de posse de Lula no domingo. 

Carro aberto ou blindado?

Uma etapa emblemática da cerimônia do início do novo governo segue indefinida: o desfile de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Esplanada dos Ministérios. A equipe de segurança do presidente eleito defende que ele não trafegue em carro aberto, mas o entorno mais próximo de Lula diz que ele resiste à ideia de percorrer o trajeto em carro blindado.

Lula estaria disposto a manter a tradição de desfilar em carro aberto mas, para policiais da equipe de segurança, a bomba encontrada no aeroporto de Brasília no sábado influencia neste planejamento, que é dinâmico e se molda conforme o cenário. A avaliação é de que com o cenário de hoje, Lula deve utilizar o carro blindado.

Caberá ao presidente eleito decidir.

Fonte: O Gloo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *