A três dias do segundo turno das eleições a curiosidade pelos resultados das pesquisas eleitorais aumenta. Somente nesta quinta-feira (27) serão divulgados dez resultados, três para a corrida presidencial e os demais para governadores em estados onde há o segundo turno para este cargo.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
O novo levantamento Datafolha, considerado um dos principais institutos do País, está entre os resultados de hoje. Trata-se da quarta pesquisa da empresa sobre os dois candidatos à Presidência da República, no segundo turno das eleições. Hoje também saem os resultados do instituto Atlas.
De ontem para cá, quatro pesquisas presidenciais foram divulgadas. Compare os números apresentados e o desempenho dos institutos no primeiro turno da eleição.
Genial/Quaest
Votos válidos
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 53%
- Jair Bolsonaro (PL) – 47%
Votos totais
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 48%
- Jair Bolsonaro (PL) – 42%
- Brancos/Nulos/Não vão votar – 5%
- Indecisos – 5%
A pesquisa encomendada pelo Banco Genial à Quaest Pesquisas entrevistou 2.000 eleitores do país, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-00470/2022.
Nota da redação: No primeiro turno, a Genial/Quaest apresentou divergência importante entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada no dia 1º, véspera das eleições, o instituto mostrava que Lula tinha 49% das intenções de votos válidos e que Bolsonaro tinha 38%. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário diferente para o candidato Bolsonaro, que fez 43,2% dos votos válidos no domingo (2) – distante da margem de erro alegada. Lula obteve 48,43%.
Brasmarket
Votos válidos:
- Jair Bolsonaro (PL) – 53,6%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 46,4%
Votos totais:
- Jair Bolsonaro (PL) – 48%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 41,5%
- Nulo/branco/nenhum – 4,6%
- Não sabe/não respondeu – 2,8%
Na pesquisa Brasmarket foram entrevistados por telefone 2.400 eleitores em todo o país entre 21 e 25 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08584/2022.
Nota da redação: No primeiro turno, a Brasmarket apresentou grande divergência entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Foi o levantamento mais distante do resultado das urnas. Em pesquisa divulgada no dia 30 de setembro, dois dias antes das eleições, o instituto mostrava que Bolsonaro estava na frente com 45,4% dos votos válidos, e que Lula tinha 30,9%. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário bem diferente para Lula, que fez 48,43% dos votos válidos – muito distante da margem de erro alegada. Bolsonaro obteve 43,2% dos votos válidos.
Poderdata
Votos válidos
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 53%
- Jair Bolsonaro (PL) – 47%
Votos totais
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 49%
- Jair Bolsonaro (PL) – 44%
- Brancos/Nulos – 5%
- Não sabe – 2%
A pesquisa Poderdata, divulgada pelo site Poder360, do mesmo grupo empresarial, entrevistou 5.000 eleitores do país, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-01159/2022.
Nota da redação: No primeiro turno, o Poderdata apresentou divergência entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas para o candidato Jair Bolsonaro (PL). Em pesquisa divulgada no dia 28, quatro dias antes das eleições, o instituto mostrava que Lula tinha 48% das intenções de votos válidos e que Bolsonaro tinha 38%. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário diferente para Bolsonaro, que fez 43,2% dos votos válidos no domingo (2). Lula obteve 48,43%
Instituto Gerp
Votos totais
- Jair Bolsonaro (PL) – 47%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 43%
A pesquisa ouviu 2.095 eleitores entre 21 e 26 deste mês. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou menos. Ela foi registrada no TSE sob o protocolo BR-05418/2022.
Nota da redação: O Gerp também fez pesquisas eleitorais antes do primeiro turno das eleições. A última sondagem foi divulgada em 5 de setembro. Nesse levantamento, o instituto mostrava que Bolsonaro tinha 39% das intenções de votos totais e que Lula tinha 38%.. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Lula obteve 48,43% e Bolsonaro 43,3% dos votos válidos no dia 2 de outubro. Devido à distância temporal entre a realização da pesquisa e data das eleições não é possível avaliar eventuais erros ou acertos desta pesquisa no primeiro turno.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário