Faltando apenas 10 dias para o segundo turno das eleições, mais dois institutos de pesquisa divulgaram nesta quinta-feira (20) os resultados de suas pesquisas mais recentes: Ideia e Brasmarket.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
Enquanto o Instituto Ideia segue com números parecidos com os divulgados ontem pelo Datafolha e outras duas empresas, com Lula (PT) na liderança, o Brasmarket destoa, mostrando vantagem de Jair Bolsonaro (PL). Veja os números:
Instituto Ideia
Votos válidos
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 52%
- Jair Bolsonaro (PL) – 48%
Votos totais
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 50%
- Jair Bolsonaro (PL) – 46%
- Brancos/Nulos – 2%
- Não sabe – 2%
Como a margem de erro é de três pontos percentuais, o petista e o presidente estão tecnicamente empatados. Foram realizadas 1.500 entrevistas entre os dias 14 e 19 de outubro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00053/2022.
Brasmarket
Votos válidos
- Jair Bolsonaro (PL) – 52,7%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 47,3%
Votos totais
- Jair Bolsonaro (PL) – 45,5%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 40,8%
- Brancos/Nulos – 5,1%
- Não sabe – 4,3%
A margem de erro é dois pontos percentuais. Foram realizadas 2.400 entrevistas em 529 municípios, entre os dias 15 e 19 de outubro. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-05389/2022.
Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?
O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.
O Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário