Nova pesquisa do Datafolha mostra leve oscilação favorável a Bolsonaro

Faltando 11 dias para o segundo turno da eleição presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), marcando 49% dos votos totais, ante 45% do rival. Brancos e nulos somam 4% e indecisos, 1%, conforme nova pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19). Em comparação à pesquisa da semana passada do mesmo Datafolha, há uma leve oscilação a favor do presidente.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

Na pesquisa realizada na semana passada, Lula marcava os mesmos 49% dos votos totais e o atual presidente, tinha 44%. Brancos e nulos eram 5% e indecisos, 1%. Hoje, com a margem de erro de dois pontos, Lula pode ter de 47% a 51% dos votos totais, enquanto o presidente pode marcar de 43% a 47%. Desta forma, Lula e Bolsonaro estão assim no limite máximo da margem de erro para um empate técnico.

Quando o Datafolha pede uma resposta espontânea ao eleitor, sem apresentar os candidatos que estarão na urna, Lula tem 47% e Bolsonaro, 44%. Indecisos aqui são 3% e brancos/nulos, 5%.

Já entre os válidos, eliminando os votos brancos e nulos, além dos indecisos, conforme faz o TSE na totalização do pleito, Lula tem 52% e Bolsonaro, 48%. O número é semelhante a outras duas pesquisas publicadas também nesta quarta-feira (19).

Rejeição

A guerra das rejeições no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto também segue firme. Dizem não votar de forma alguma no presidente Jair Bolsonaro (PL) 50% dos eleitores ouvidos, enquanto 46% afirmam o mesmo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sobre a pesquisa

O instituto ouviu 2.912 pessoas em 181 municípios de segunda (17) a esta quarta (18), em um levantamento encomendado pela Folha e pela TV Globo que está registrado sob o código BR-07340/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?

Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.

Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *