Instituto Veritá divulga pesquisa sobre 2º turno com Bolsonaro na frente

Lula e Bolsonaro disputam o segundo turno

O Instituto Veritá divulgou neste domingo (16) pesquisa com projeções para o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, marcado para o dia 30 deste mês. O levantamento mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na frente, com 51,2% dos votos válidos, enquanto Lula tem 48,8%.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. 

No cenário geral, com os votos totais, o atual presidente também aparece em primeiro lugar somando 48,7% das intenções de voto. Lula aparece com 46,4%, enquanto nulos e brancos são 2,6%, e indecisos, 2,3%.

É a primeira pesquisa no segundo turno que aponta a liderança de Bolsonaro. Todas as demais publicadas até agora mostravam Lula (PT) na liderança. Somente essa semana foram nove.

 Sobre a pesquisa

Segundo o Instituto Veritá, foram ouvidos 5.528 eleitores de 219 cidades brasileiras entre os dias 11 e 15 de outubro de 2022.O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-04850/2022.

Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?

O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.

O Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *