Ipec no Paraná: Alvaro Dias tem 36% e Sergio Moro tem 25% na disputa ao Senado

Alvaro e Moro polarizam a disputa

A RPC divulgou na tarde desta sexta-feira (16) o resultado da mais nova pesquisa Ipec (antigo Ibope) para senador no Paraná. O levantameno revelou que Alvaro Dias (Podemos) tem 36% das intenções de voto para o Senado e Sergio Moro (União) 25%.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.

Esta é a segunda pesquisa de intenção de voto do instituto com eleitores do estado Paraná. Na pesquisa anterior, feita em agosto, Alvaro Dias tinha 35% das intenções de voto e Moro 24%.

Pesquisa estimulada

  • Alvaro Dias (Podemos): 36%
  • Sergio Moro (União Brasil): 25%
  • Paulo Martins (PL): 8%
  • Rosane Ferreira (PV): 3%
  • Orlando Pessuti (MDB): 2%
  • Aline Sleutjes (PROS): 2%
  • Desiree (PDT): 1%
  • Laerson Matias (PSOL): 1%
  • Roberto França da Silva Junior (PCO): 1%
  • Dr Saboia (PMN): 0%
  • Branco/Nulo: 8%
  • Não sabe/Não respondeu: 13%

Pesquisa espontânea

  • Alvaro Dias (Podemos): 14%
  • Sergio Moro (União Brasil): 11%
  • Paulo Martins (PL): 4%
  • Aline Sleutjes (PROS): 1%
  • Rosane Ferreira (PV): 1%
  • Desiree (PDT): 0%
  • Laerson Matias (PSOL): 0%
  • Orlando Pessuti (MDB): 0%
  • Dr Saboia (PMN): –
  • Roberto França (PCO): –
  • Outros: 1%
  • Branco ou nulo: 6%
  • Não sabem ou preferem não opinar: 62%

Sobre a pesquisa

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro em 57 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela RPC e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01166/2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR-02436/2022.

Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?

O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.

Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.

Fonte: RPC

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *