Novo levantamento da Brasmarket, encomendado pela Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, divulgado nessa quinta-feira (15), mostra um cenário novo e bem diferente das demais pesquisas feitas por outros institutos até aqui, com larga vantagem para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) diante do ex-presidente Lula (PT).
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De acordo com a pesquisa estimulada (quando os nomes são apresentados ao entrevistado), o presidente tem 43,5% das intenções de voto. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em seguida, com 30,5%.
A pesquisa destoa das demais divulgadas no decorrer da semana, como por exemplo, a do Ipec/TV Globo, divulgada na segunda e da Genial/Quaest, divulgada ontem.
Ciro Gomes, do PDT, aparece na terceira posição, com 7,6% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) está em quarto, com 4,6%. Em seguida, aparecem os demais candidatos. Veja abaixo.
Pesquisa estimulada
- Jair Bolsonaro (PL): 43,5%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 30,5%
- Ciro Gomes (PDT): 7,6%
- Simone Tebet (MDB): 4,6%
- Soraya Thronicke (União): 0,8%
- Felipe d’Ávila (Novo): 0,3%
- Padre Kelmon (PTB): 0,2%
- Sofia Manzano (PCB): 0,2%
- Constituinte Eymael (DC): menos de 0,1%
- Leonardo Péricles (UP) e Vera Batista (PSTU): 0,0%
- Brancos e nulos: 6,8%
- Indecisos: 5,3%
Pesquisa espontânea
- Jair Bolsonaro (PL): 40,2%
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 28,4%
- Ciro Gomes (PDT): 6,1%
- Simone Tebet (MDB): 3,3%
- Soraya Thronicke (União): 0,5%
- Felipe d’Ávila (Novo): 0,3%
- Outros: menos de 0,1%
- Brancos e nulos: 6
- Indecisos: 15,3%
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado entre 10 e 14 de setembro, com 2.400 entrevistas em 504 cidades das cinco regiões do país. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01527/2022. Foi realizada pela Brasmarket Análise e Investigação de Mercado, a pedido da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, ao custo de R$ 50 mil.
Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?
O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.
O Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.
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