Mais uma pesquisa eleitoral sobre a corrida presidencial foi divulgada nesta quarta-feira (17), a terceira desta semana em que começou a campanha eleitoral. A Pesquisa Quaest mostra Lula (PT) na liderança, com 45% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL) é o segundo colocado, com 33%. Em relação ao último levantamento, divulgado em 3 de agosto, o petista e o presidente oscilaram um ponto percentual para cima.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.
Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 6%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 3%. Os outros candidatos têm menos de 1%. Brancos e nulos somam 6%, assim como os indecisos.
Num eventual segundo turno, Lula (PT) tem 51% das intenções de voto, contra 38% de Jair Bolsonaro (PL), de acordo com pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17). O petista se manteve estável em relação ao último levantamento, publicado em 3 de agosto, enquanto o presidente ganhou um ponto percentual. Brancos e nulos somam 7%, e os indecisos representam 4%.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-01167/2022.
Na última segunda-feira (15) já haviam sido divulgadas duas pesquisas para presidente, sendo uma pelo Instituto FSB encomendada pelo banco BTG Pactual e outra pelo Ipec encomendada pela TV Globo. Para amanhã (18) está previsto novo levantamento do Datafolha.
Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?
O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.
O Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.
Fonte: O Antagonista
Deixe um comentário