A Justiça Eleitoral registrou 28.176 candidatos às eleições de outubro. O número de candidaturas é 3,1% menor do que o registrado em 2018, quando 29.084 nomes foram lançados. As maiores baixas ocorreram nas disputas aos cargos de deputado distrital (-39,7%) e senador (-35,2%).
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.
O prazo que os partidos políticos tinham para enviar as documentações necessárias e dar entrada no registro de candidatos às eleições deste ano acabou às 19h desta segunda-feira (15). São 12 candidatos a presidente e 222 a governador.
Paraná
No Paraná são 9 candidatos a governador, 9 a vice-governador, 10 a senador, 10 a primeiro suplente, 10 a segundo suplente, 626 a deputado federal e 872 a deputado estadual, perfazendo um total de 1.546 nomes que disputarão a eleição.
Campanha começa hoje
Os candidatos que disputarão as eleições de outubro podem pedir votos a partir desta terça-feira (16), com o início oficial das campanhas eleitorais. A partir deste momento, eles também estão autorizados a fazer propaganda na mídia impressa e na internet.
Também a partir da data, a Justiça Eleitoral passa a convocar os partidos e emissoras a fim de elaborar um “plano de mídia”, que define a divisão do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio. A propaganda nessas mídias começa em 26 de agosto.
A Lei de Eleições, que estabelece estas regras, autoriza a propaganda eleitoral até 1º de outubro, véspera das eleições. No dia do pleito, parte das condutas são caracterizadas como crime de boca de urna.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário