Forças Armadas intensificam operações na região de fronteira

Foto: Assessoria

As Forças Armadas em ação conjunta com Órgãos de Segurança Pública (OSP) e de Fiscalização (OF) deram início à Operação Ágata – Arco Sul-Sudeste 2022, intensificaram as ações de patrulhamento, controle e monitoramento na faixa de fronteira da região oeste.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Esta operação está sendo coordenada pela Marinha do Brasil, com apoio do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização (OSPF) Federal, Estadual e Municipal, em ambiente de trabalho interagências, com a finalidade de coibir os ilícitos transfronteiriços (descaminho, contrabando e tráfico) nas rodovias, hidrovias e área marítima adjacentes aos Estados de São Paulo (SP) e Paraná.

 

Cerca de 2.500 militares e agentes estão envolvidos em ações preventivas e repressivas, tais como postos de bloqueio e controle em estradas (em vias urbanas e rurais), patrulha e inspeção de embarcações nos rios e área marítima e monitoramento aéreo da área de operação.

A faixa de fronteira é legalmente definida como a região interna de 150 km de largura paralela à linha divisória terrestre do território nacional. No Estado do Paraná, em uma área de cerca de 67 mil km², maior que o tamanho do estado da Paraíba, existem 139 municípios (segundo estado com maior número de cidades fronteiriças – segundo IBGE) e uma população próxima a 2.380.000 habitantes.

A Operação Ágata está inserida no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, combinada com a Lei Complementar nº 97/1999, alterada pela LC nº 117/04 e LC nº 136/10, que tem como objetivos a integração e articulação de ações de segurança pública da União,de inteligência, de controle aduaneiro e das Forças Armadas com as atividades dos Estados e Municípios situados na faixa de fronteira, incluídas suas águas interiores, e na costa marítima, em situação de normalidade, buscando priorizar o fortalecimento da prevenção das medidas de controle, da fiscalização e da repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, fortalecendo a presença do Estado na região.

Nesta edição da Operação Ágata, será disponibilizado um canal de comunicação direto com a população, o fale conosco (45) 99988-2344, com o objetivo de aproximar e receber as demandas da nossa sociedade com as Forças Armadas na Operação.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *