No apagar das luzes da atual legislatura, ou seja, faltando apenas três semanas para o término, a Câmara de Marechal Cândido Rondon marcou para a manhã de sexta-feira (11) as sessões extraordinárias para votação dos processos disciplinares por suposta quebra de decoro parlamentar por parte dos vereadores Nilson Hachmann, Dorivaldo Kist (Neco) e Adelar Neumann.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
Além de publicar os editais de convocação para estas sessões extraordinárias, a Casa de Leis também convocou suplentes para substituírem aqueles vereadores que estão impedidos de votar, conforme cada processo.
Os três vereadores já haviam sido julgados e absolvidos da cassação de mandato em 2019. Contudo, um erro na formação das comissões processantes fez todos os processos voltarem à estaca zero. Agora a diferença que a votação será por voto aberto, conforme determinação judicial.
Na última eleição, apenas Neco Kist foi candidato e não conseguiu se eleger. Ele somou 686 votos e ficou na primeira suplência do Democratas. Nilson e Adelar não concorreram.
Nilson Hachmann
A primeira sessão, às 9 horas, será a de julgamento do vereador Nilson Hachmann. Ele responde por, supostamente, utilizar empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura, o que é proibido por lei.
A comissão processante é formada pelos vereadores Pedro Rauber, presidente; Valdir Port (Portinho), relator; e Vanderlei Sauer, membro.
Os vereadores impedidos de participar desse julgamento são: Adelar Neumann, Neco e Josoé Pedralli. Para tanto, foram convocados os respectivos suplentes: Reinar Seyboth, Maria Amália Ritt Haab e Lauri Gaier.

Neco
A sessão de julgamento do vereador Neco está marcada para as 10 horas. Ele é investigado por, supostamente, exigir metade do salário de servidora comissionada da Prefeitura, que teria sido indicada por ele ao cargo.
A comissão processante tem como presidente, Gordinho do Suco; relator, Adriano Backes; e membro, Ronaldo Pohl.
Estão impedidos de participar da sessão os vereadores Adelar Neumann, Arion Nasihgil e Nilson Hachmann. Os respectivos suplentes serão: Reinar Seyboth, Maria Amália Ritt Haab e Valdecir Schons (Paleta).

Adelar Neumann
A última sessão de julgamento, às 11 horas, será a do vereador Adelar Neumann. Assim como Neco, ele também é acusado de exigir metade do salário de servidor comissionado da Prefeitura, que teria sido indicado por ele ao cargo.
A comissão processante conta com Adriano Cottica, presidente; Adriano Backes, relator; e Arion Nasihgil, membro.
Ficam impedidos de participar da sessão os vereadores Neco, Nilson Hachmann e Vanderlei Sauer, sendo convocados os suplentes Maria Amália Ritt Haab, Paleta e Reinar Seyboth.
As sessões serão transmitidas pela TV Câmara, através do site do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.

Fonte: Assessoria
Deixe um comentário