Justiça determina retirada de publicação contra Paranhos em perfil no Facebook

Espalhar montagens com fake news (notícias falsas) por redes sociais pode significar dor de cabeça para aqueles que usam mentiras com o objetivo de prejudicar candidatos envolvidos no processo eleitoral.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Foi o que aconteceu com um internauta de Cascavel, que decidiu subir em seu perfil um vídeo que traz notícias falsas com o propósito de induzir o eleitor a acreditar que o candidato a prefeito Leonaldo Paranhos é ficha suja.

O juiz eleitoral Marcelo Carneval expediu liminar, na noite de ontem (16), que obriga o internauta a retirar a postagem, em 24 horas, e deixar de compartilhar o conteúdo, sob pena de pagar multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento. 

A sentença atinge também o Facebook Brasil. 

Para o magistrado, as montagens no vídeo “retratam flagrante violação à legislação eleitoral, implicam na retirada de circulação do material danoso para manutenção da lisura na veiculação da propaganda eleitoral”. 

O juiz afirmou ainda que o conteúdo, aparentemente, registra caráter calunioso e difamatório. Um dos exemplos citados pelo magistrado foi o fato de o autor da postagem se referir a Paranhos como “prefeito da pinguela do lago e das super lixeiras.”

O autor da postagem será notificado pela Justiça Eleitoral e terá dois dias para se defender dos ataques mentirosos proferidos contra Paranhos.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *