Paulo Porto diz que reabrir comércio é ir contra exemplos de todo o mundo

Ao se aproximar a marca de um mês de isolamento social, o vereador Paulo Porto (PT) defendeu que as ações de isolamento social devem serem mantidas e até mesmo ampliadas. O posicionamento foi durante sua fala na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cascavel.

Porto afirma que a dúvida se devemos ou não reabrir o comércio já foi respondida. “Esta é a pergunta que a Itália fez há dois meses atrás, é a pergunta que a Espanha fez há um mês e meio atrás, e é a mesma pergunta que os Estados Unidos fizeram há um mês atrás”, diz o vereador. “E a resposta quem deu de maneira inapelável foi o mundo real”, afirma.

A estatística mostra que, nesses países, a curva de contaminação aumentou muito quando aconteceu a flexibilização do isolamento social com reabertura do comércio, ou quando houve a demora em adotá-lo como forma de prevenção. Nos EUA já são quase 600 mil casos e 30 mil mortes, na Espanha são quase 70 mil casos confirmados e quase 20 mil mortes e na Itália mais de 160 mil casos com mais de 21 mil mortes. O vereador lembrou que o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, pediu desculpas por ter feito campanha para que a cidade não parasse, depois que atingiram mais de 4 mil mortes.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Paulo Porto citou o filósofo alemão Karl Marx. “Ele (Marx) afirma que ‘a verdade é a prática social dos homens’. Isto é, que a verdade está na realidade, não está no que eu penso, no que eu imagino, em que eu gostaria que fosse, em teorias conspiratórias chinesas, mas no mundo real. A verdade é simplesmente a realidade”, ponderou o parlamentar em relação aos indicativos que o mundo todo está demonstrando. Porto defende que não é momento de achismos e sim de observar a experiência e o conhecimento científico. “Não há nada mais anticientífico e insano do que usar dos mesmos métodos e aguardar ou torcer por resultados diferentes”, afirmou.

Foz do Iguaçu e algumas outras cidades são exemplos nesse momento ao reafirmar seus decretos de isolamento e de manter o comércio fechado. “Não tenho dúvidas que esta posição é antipopular e antipática, mas prefiro que as pessoas sigam com saúde, inclusive para me criticar”, defende Porto.

Cascavel, segundo os dados da própria SESAU é um dos municípios com a maior incidência de Covid-19 e com menor capacidade de leitos proporcionalmente à sua população. O município tem hoje 60 casos e 2 mortes. Como se vê em recente documento do Ministério Público de Cascavel, que alerta para o equívoco da reabertura do comércio local.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *